Campanha da Fraternidade de 2024 reflete Fraternidade e Amizade Social durante a Quaresma

O ano de 2024 celebra 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade, que teve sua primeira edição nacional em 1964



ARTIGO | Paulo Afonso Tavares é professor, historiador e jornalista. Cursa ainda doutorado em História na UFG e o mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial na PUC Goiás

No próximo dia 14 de fevereiro (quarta-feira), a Igreja Católica Romana celebra a Quarta-feira de Cinzas, marcando o início da Quaresma. Nessa data, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também dá início oficialmente à Campanha da Fraternidade de 2024. Este ano, a campanha convida à reflexão sobre o amor e a proximidade entre as pessoas, sob o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, afirma que o tema e o lema foram escolhidos para refletir a preocupação da igreja brasileira em contrapor-se ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem caracterizado tanto a sociedade brasileira quanto o mundo.

A Campanha da Fraternidade de 2024 propõe um convite à conversão para a amizade social e ao reconhecimento da vontade divina de que todos sejam irmãos e irmãs, especialmente durante o período da Quaresma.

O cartaz da campanha retrata a comunidade como uma casa, um espaço de acolhimento e partilha de alimentos e de vida. A mesa, em torno da qual se reúnem pessoas de diferentes origens – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestantes, crianças, jovens, pessoas com deficiência, adultos e idosos – simboliza o sacramento da amizade de Deus com a humanidade. Os alimentos remetem às refeições compartilhadas por Jesus, e as janelas, a uma casa aberta aos desafios globais e locais. No centro da cena, aparece o Papa Francisco, segurando sua bengala, simbolizando a aceitação de limitações pessoais e a promoção da amizade social, inspirada por sua encíclica Fratelli Tutti.



O ano de 2024 celebra 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade, que teve sua primeira edição nacional em 1964.

Como gesto concreto, a Coleta Nacional da Solidariedade será realizada em 24 de março, no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Esta coleta tem o objetivo de fortalecer os Fundos Diocesano e Nacional de Solidariedade, apoiando uma ampla gama de iniciativas e projetos sociais em todo o país.


Comentários

Anônimo disse…
Excelente texto meu companheiro.