Começou o curso de Pintor do Instituto Elon Soares com candidatos trazendo histórias de empreendedorismo e superação

Mulheres representam mais de 40% da primeira turma gratuita em Trindade, buscando desenvolvimento profissional e independência financeira

Marcelo Camorim na abertura da aula inaugural. (Fotos: Divulgação)


O Instituto Elon Soares (IES), sediado em Trindade, iniciou as aulas da primeira turma do curso de pintor de obras na noite de 3 de novembro. Cerca de 40 pessoas começaram o curso, que é oferecido gratuitamente e visa proporcionar novas oportunidades e uma nova fonte de renda às famílias.

O perfil da primeira turma se destaca pela alta participação feminina, com mais de 40% dos inscritos sendo mulheres. Segundo Marcelo Camorim, presidente do IES, o que mais chamou a atenção delas é a visão do curso como uma oportunidade de empreendedorismo. O IES foi criado para dar continuidade ao sonho do fundador, Elon Soares (in memorian), de ajudar jovens no caminho do empreendedorismo e desenvolvimento profissional.

Entre os alunos, histórias individuais de transformação marcam o início do projeto:

Juliene Santos de Barros deixou a atividade de técnica de enfermagem e cuidadora para se dedicar ao irmão, que sofre de esquizofrenia. Ela se inscreveu no curso de pintor de obras, ao lado do irmão, como uma forma de gerar uma nova fonte de renda familiar em uma atividade que ambos gostam e que permite que eles trabalhem juntos.

• Divino Barbosa da Silva Júnior, que já trabalha na construção civil como operador de empilhadeira, é um dos mais de 20 alunos homens matriculados. Ele aproveita a oportunidade noturna e gratuita para agregar novos conhecimentos ao currículo, ampliar as chances de crescimento profissional e realizar obras em sua própria casa.

Marcelo Camorim; o instrutor do curso de pintor, Oswaldo Serafim,
e a coordenadora Rízia Damares Oliveira

A coordenadora pedagógica do IES, Rízia Damares de Oliveira, destacou que o curso de pintor de obras, que deve durar cerca de três meses, inclui temas complementares como empreendedorismo e redes sociais, capacitando os alunos tanto para o mercado CLT quanto para a atuação como empreendedores. O curso soma 40 horas de conhecimentos específicos e mais 8 horas de conhecimentos complementares.

O objetivo do instituto é contribuir para a prosperidade e a qualificação da sociedade, com o lema de que "Educação transforma e trabalho liberta com independência financeira". Os concluintes do curso receberão certificado e poderão ser encaminhados diretamente para o mercado de trabalho. O IES também tem vagas abertas e gratuitas para outros cursos, como revestidor de pisos, encanador/instalador hidráulico, aplicador de impermeabilização e instalador de telhados. (Com informações da Assessoria de Imprensa)


Comentários