Rotarianos em ação


Governador do RI, Gercy Camêlo.
Os rotarianos dos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, que integram o Distrito 4530 do Rotary International, preocupados com o elevado índice de violência no Brasil, estão se manifestando através de caminhadas, atos públicos, audiências públicas, palestras e outros atos, contra a violência e pela paz social. Não são manifestações de protestos e nem contra quem quer que seja, o Rotary não age dessa forma. Buscamos com as nossas ações apoiar as autoridades e conscientizar as pessoas do perigo a que estamos sujeitos. Trabalhar por uma cultura de paz é a nossa mais importante missão. Não vamos desistir, ainda que tenhamos consciência dos óbices que vamos encontrar pela frente. Somos mais de um milhão e duzentos mil rotarianos e rotarianas no mundo, todos com o objetivo de trabalhar voluntariamente para reduzir as desigualdades sociais, erradicar a miséria, o analfabetismo, o vírus da poliomielite e lutar para que tenhamos uma cultura de paz.

No nosso distrito, o 4530, centenas de projetos e ações são desenvolvidos por ano, pelos Rotary Clubes da região, todos voltados para as comunidades mais carentes, com recursos do Rotary International, de parcerias público-privadas, de promoção e de contribuições espontâneas dos próprios rotarianos. Somos uma associação de homens e mulheres que escolhemos o voluntarismo como opção de vida. No Rotary doamos tempo, conhecimento, trabalho e muito amor ao próximo. Como salário, recebemos o prazer de servir, a oportunidade de fazer amigos e de interagir com pessoas do mundo inteiro. Temos consciência de que “mais se beneficia, quem melhor serve”. Aliás, o lema permanente e universal do Rotary é “Dar de si antes de pensar em si”. Geralmente todas as organizações têm o seu Código de Ética. O Rotary também o tem, que chamamos de, A Prova Quádrupla, que nos ensina para antes de agir, perguntarmos se o que pensamos, dizemos ou fazemos: É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados? Esse é o Código do Rotary International que procuramos seguir.

Dando continuidade às ações rotárias deste ano, estamos planejando para o dia 16 de junho de 2013, em Goiânia, um grande movimento, com a participação da família rotária e convidados, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a epidemia da violência no Brasil, com ênfase nas suas causas e possíveis soluções. Não se trata mais de um problema só de governos, virou um problema das classes sociais. Temos que encará-lo como uma questão de Estado e não de governos. Ninguém pode ser culpado por essa situação. Ela é o resultado da omissão dos brasileiros, que durante muitos anos fecharam os olhos para as questões de interesse da maioria da população. Agora, que estamos acordando, já dentro do buraco, com certeza as soluções serão mais difíceis e com consequências imprevisíveis.


Gercy Joaquim Camêlo é Governador do Distrito 4530 do Rotary International.

Comentários