A crise na economia que a gente percebe no comércio de carros novos

Levar e trazer clientes gratuitamente e lavar carros na revisão está virando coisa do passado



Há poucos meses o sujeito ia a qualquer concessionária de carros em Goiânia e recebia um tratamento, digamos, especial. O pessoal oferecia aos clientes serviço grátis de transporte da loja até o endereço do sujeito e vice-versa. Fazia parte do pacote do serviços, por exemplo, a revisão periódica que consta do manual do usuário de um carro novo, inclusive aquele trato no carango. Ou seja, eles lavavam o carro de sua excelência, o cliente. Bons tempos aqueles, viu? Tem concessionária que está reduzindo o quadro de empregados, isso de lavar carro na revisão é passado, e o mesmo se pode dizer do transporte gratuito dos clientes. Estes são os cortes visíveis, imaginemos o que não deve estar ocorrendo no interior das empresas do setor.

No meio da queda da atividade econômica no Brasil, a indústria automobilística vem passando por uma crise feroz. As vendas de carros novos caíram absurdamente e, de novo, esse é o aspecto que a gente enxerga mais facilmente, a olho nu. A propósito, dia desses conversava com um amigo que trabalha nesse ramo de venda de carros zero quilômetro e ele me contou que, antes da agudização da crise, um bom vendedor de carros conseguia vender até uns 25 veículos no mês bom. Hoje em dia, segundo aquele meu interlocutor, o cara tem que suar a camisa para faturar uns 8 carros ao mês, e olhe lá.

Quando ouvi este relato confesso que achei que havia ali uma generosa dose de exagero, mas hoje ao levar o carro para revisão de rotina a uma tradicional concessionária goianiense, percebi claramente que a situação é mesmo de arrocho neste setor. E o pior é que em torno de um carro gravita uma série de empresas e profissionais cujo faturamento depende da movimentação desde as vendas nas montadoras, passando pelas concessionárias, chegando até aqui em baixo nas lojas de peças, acessórios e oficinas em geral. A coisa é muito mais séria do que alguns tentam mostrar nos meios de comunicação.


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