Mobilização nacional contra o mosquito Aedes Aegypti

Aquele mosquitinho que outrora transmitia somente a dengue tornou-se polivalente e o governo agora se movimenta para combater sua proliferação



Aedes Aegypti, o polivalente.
Neste sábado (13) está prevista uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chinkungunya e o Zika Vírus, este cuja ação no organismo de gestantes está associada à ocorrência de microcefalia nos bebês. Operação de guerra não é, digamos, pura retórica não, uma vez que integrantes do Exército e da Força Aérea estão sendo treinados para ajudar na vistoria de imóveis no Brasil inteiro, Goiás inclusive.

O governo federal está mobilizando desde a presidente Dilma Rousseff, que estará amanhã no Rio de Janeiro, passando por ministros, secretários-executivos dos Ministérios e várias outras autoridades se deslocarão para todos os Estados do país. Nelson Barbosa, ministro da Fazenda, tem agenda em Goiânia neste sábado, a fim de acompanhar as ações de combate ao polivalente e que outrora foi conhecido apenas como transmissor da dengue.

A propósito dessa peleja toda com vistas ao combate ao Aedes Aegypti que, vale destacar a visão do ministro da Saúde, Marcelo Castro, está vencendo a parada contra os brasileiros e suas estruturas técnicas e burocráticas na área da Saúde Pública e faz tempo, a Folha Press nos conta o seguinte. Veja a notícia abaixo e em vermelho.


48% é o crescimento dos casos de dengue no Brasil

Apenas nas três primeiras semanas deste ano, o número de casos notificados de dengue disparou a e já chega a 73 mil registros no País – um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 49 mil casos.

Ao todo, 15 Estados tiveram aumento no casos de dengue nos primeiros 20 dias de 2016 em comparação ao mesmo período de 2015, ano em que foi registrada a pior epidemia da doença no País.

Os dados, que fazem parte de novo balanço do Ministério da Saúde, reforçam a avaliação de que a dengue têm preocupado mais cedo a cada ano.

Historicamente, o auge dos casos de dengue ocorre próximo a abril. No último ano, porém, o aumento começou a ser registrado desde outubro – e disparou nos primeiros dias deste ano

os casos são informados ao Ministério da Saúde por municípios e Estados, após atendimento de pacientes nas unidades de saúde. A doença é diagnostica por exames clínicos.

Apesar de tudo, uma boa notícia
Enquanto o número de casos mostra crescimento, o número de mortes diminuiu no mesmo período. De 50 mortes no início de 2015, o número caiu para quatro neste ano, uma redução de 92%.

Já o número de casos graves de dengue ou com sinais de alarme – quando a doença pode se agravar rapidamente – passou de 622 para 146 neste ano.


Na “Capital da Fé” foram notificados 2.034 casos de dengue em 2015, segundo informação da equipe de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Trindade. Isto representou um crescimento de 25% em relação aos números de 2014. O objetivo para 2016, vale destacar, de acordo com planejamento da atual administração, é diminuir em 30% os casos de dengue neste ano.

Os especialistas trabalham com a ideia de que 72% dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti concentram-se nos mais diversos tipos de recipientes capazes de conter água, facilmente encontrados nas residências das pessoas. Ações de órgãos públicos para limpar imóveis tem sido comuns nos municípios, mas há sempre a possibilidade de se deparar com casas e prédios fechados ou simplesmente abandonados. E aí, como fazer o serviço?

A estrutura da Prefeitura de Trindade e de qualquer outra localidade no universo dos 5.570 municípios brasileiros e os 246 goianos, é um fator que limita o alcance das ações de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, claro. De acordo com Hélio Pinheiro de Andrade, superintendente da Vigilância Epidemiológica de Trindade, “temos aproximadamente 62 mil imóveis para vistoriar e 70 agente em atividade. Isto significa um prazo de 60 dias para o retorno do agente ao imóvel vistoriado”. Veja o tamanho do desafio que o poder público municipal tem pela frente. Importante dizer que a declaração de Hélio Pinheiro ocorreu numa reunião, no início de outubro do ano passado, entre técnicos e gestores municipais com representante do Ministério Público do Estado de Goiás.

E por falar em dificuldades no combate ao mosquito da dengue, é sempre bom salientar que a abordagem deste problema pelos órgãos oficiais precisa mudar. Aquela prática do uso do fumacê a todo e qualquer momento, segundo especialistas da área, fez surgir mosquitos mais resistentes ao veneno, complicando ainda mais a eficácia do combate à proliferação do Aedes Aegypti, evidentemente, dentre outros aspectos como a falta de saneamento básico em muitas cidades ou até o desleixo das pessoas. De qualquer forma, o momento atual exige mesmo muita atenção do poder público e todos em geral.


Comentários