ENTREVISTA: Sandra Gonçalves Dias

O Rotary de Trindade está mais atento às necessidades da comunidade local


A associação de profissionais desenvolve uma série de atividades na área da educação da criança e adolescente, além de campanhas filantrópicas, culturais e de conscientização da comunidade



Sandra Gonçalves Dias é uma das mais experientes e atuantes rotarianas dos quadros do Rotary de Trindade, que faz parte do Distrito 4530, integrado por 70 Clubes do Distrito Federal, parte de Goiás e do Tocantins, contando com mais de 1,4 mil associados. No movimento rotário desde o início dos anos de 1990, Sandra Gonçalves já esteve à frente da Coordenadoria Geral das Associações de Senhoras de Rotarianos (Casa da Amizade), entidades ligadas aos Rotary Clubes, além de ter integrado diversas equipes responsáveis pela liderança do rotarismo na região, passando por representações dos mais importantes líderes do Rotary International (RI) no Brasil e no exterior. A propósito do aniversário de 111 anos de fundação do RI, celebrado no último dia 23 deste mês, o Blog do Sérgio Vieira abriu espaço para uma conversa com a atual presidente da associação presente e atuante na “Capital da Fé” por quase dois anos consecutivos, Sandra Gonçalves Dias. Leia a seguir os principais trechos da entrevista exclusiva.



Blog - Muito próximo de completar 2 anos à frente do Rotary Club de Trindade, qual seria a maior ou a realização mais importante deste seu período como presidente?
Sandra Gonçalves - O nosso maior legado como presidente do Rotary Club de Trindade nestes quase dois anos foi inserir o movimento rotário dentro da comunidade trindadense, de forma a torná-lo mais produtivo e atento às suas necessidades, além de solidificar o quadro associativo na busca da implementação de ações sociais.

Blog - Hoje o Rotary está mais próximo das pessoas comuns, tornou-se mais atuante na comunidade local, é isso mesmo?
Sandra Gonçalves - O Rotary na verdade está mais próximo de nossos cidadãos na medida em que resgatou a Fundação Matri – Movimento Assistencial Trindadense à Infância, para exercer suas atividades de defesa e educação da criança e adolescente carentes, realizando inúmeras campanhas filantrópicas, culturais e de conscientização da sociedade para os problemas que afligem Trindade, o Estado e o País.

Blog - Você já desempenhou funções importantes no movimento rotário regional, como é que está hoje a presença e participação do Rotary International no país e, em especial, aqui no Centro-Oeste brasileiro?
Sandra Gonçalves - A participação do Rotary nos embates e solução dos problemas vivenciados por nossa região e o país, tem crescido significativamente nos últimos anos em razão da presença cada vez maior dos clubes rotários e seus associados nas comunidades a que servem. Hoje nossa organização não só desenvolve atividades voltadas para a solução das dificuldades locais, mas tornou-se a voz de um povo sequioso de paz e justiça social.

Blog - Qual a sua avaliação do papel que entidades semelhantes ao Rotary vêm desempenhando atualmente em nossa comunidade?
Sandra Gonçalves - Cada organização tem suas atividades limitadas às suas atribuições, aos seus limites estatutários, prestando cada uma dentro deste contexto institucional serviços específicos à sociedade local. O grande diferencial de Rotary é sua diversidade e sua internacionalidade. O Rotary é uma entidade que tem em seus quadros, homens e mulheres profissionais de todos os segmentos, e está assentado em mais de 200 países e regiões geográficas do mundo. Tudo isso contribui para criar condições melhoradas de trabalho, dentro de uma visão ampliada e peculiar de cada comunidade.

Blog - Do ponto de vista prático, como o Rotary está cumprindo sua missão de aproximar as pessoas com o intuito de ajudar na promoção da paz mundial?
Sandra Gonçalves - O Rotary promove a paz e a compreensão entre os povos basicamente pela pacificação social operacionalizada na prestação de serviços em todo o planeta, reduzindo as tensões sociais pela ajuda humanitária. É o que chamamos de agir localmente. E, globalmente através de programas educacionais, entre eles, as denominadas “Bolsas pró-paz”, formando mediadores de conflitos, e outros programas de sólida eficácia como os intercâmbios de jovens, da amizade, dentre outros.

Blog - No seu período como líder do rotarismo em Trindade foram realizadas várias palestras com autoridades sobre o desenvolvimento do município. Que resultados vocês conseguiram com esta iniciativa?
Sandra Gonçalves - Em nosso programa denominado “Pensar Trindade”, buscamos chamar a atenção das lideranças políticas e empresariais para as necessidades da população, os gargalos que estão emperrando o progresso do município, debatendo-os com os gestores públicos. Fizemos isso com o então Secretário de Indústria e Comércio, que, no caso concreto, resultou na viabilização do distrito agro-industrial de Trindade.

Blog - Sob a sua liderança, os rotarianos de Trindade estão engajados na luta contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, cuja campanha conta com a parceria da Subseção de Trindade da OAB. Qual seria a meta almejada por vocês com esta ação comunitária?
Sandra Gonçalves - Sabemos que neste particular, a nossa principal linha de atuação será o da conscientização da população, incentivando a sua participação de forma efetiva no combate a proliferação do Aedes aegypti até para que as ações governamentais tenham êxito. Quanto mais organizações de caráter privado engajarem no movimento, mais ações serão direcionadas para amainar o problema.

Blog - No seu ponto de vista as pessoas nos dias de hoje estão mais dispostas a participar de entidades que atuam com base no voluntariado? Perguntamos isso porque a impressão que se tem é a de que as pessoas ultimamente tornaram-se mais individualistas. O que você pensa a respeito?
Sandra Gonçalves - As inovações tecnológicas produzidas ultimanente estão transformando o comportamento humano. A voz está sendo substituída, por exemplo, pelo teclar em um aparelho celular ou no computador, distanciando, muitas vezes as pessoas. É preciso saber utilizar essa parafernália para agregar homens e mulheres, que ressentem do necessário contato físico, afastando o egocentrismo e promovendo o congraçamento de ideias. O Homem nasceu para viver em comunidade, amparando uns aos outros, e aí os serviços voluntários emergem como forma de ajuda mútua, de solidariedade. Isso explica o sucesso de muitas organizações voltadas para a prática do bem comum.

Blog - Em ano de eleições municipais, o Rotary poderá exercer alguma influência política na campanha eleitoral que se avizinha?
Sandra Gonçalves - O Rotary é constituído de lideres em seus negócios e profissões. Esses lideres, obviamente, exercem influência na sociedade, pelos exemplos e atitudes. O Rotary não tem cor partidária, ideológica e religiosa, mas seus integrantes sim, e é através deles que pretendemos atuar, procurando moralizar a atividade pública, conscientizando nossa população de que é preciso escolher as melhores propostas, os programas de governos que melhor se moldem aos interesses do município e de seu povo.

Blog - E quanto à participação das mulheres na vida política da cidade, qual sua avaliação sobre esta questão?
Sandra Gonçalves - A participação da mulher nas mais diferenciadas frentes de atividades privadas ou públicas é uma revolução silenciosa que está ampliando celeremente. Em Trindade isso não será diferente. Com certeza vamos ver ampliado o número de legisladoras na Câmara a ser eleita em outubro deste ano, além do que é notório o bom número de gestoras à frente dos órgãos municipais que estão fazendo a diferença no atual governo do Município. O Rotary, especificamente neste caso dá o exemplo. Um expressivo contingente de profissionais do sexo feminino não só integra seus quadros sociais, mas, principalmente o lidera em Trindade.



Comentários