Hoje tem Trindade X Aparecidense na “Capital da Fé”

As duas equipes entrarão em campo preocupadas em definir o futuro na competição: Brigar pela semifinal ou lutar para não cair



5 jogos movimentam a 3ª rodada do 2º turno do Campeonato Goiano neste domingo (28). CRAC X Atlético, Itumbiara X Goianésia, Anápolis X Anapolina, Goiás X Vila Nova e, o que nos interessa mais de perto, Trindade X Aparecidense, pois a gente até torce para que o time do técnico Édson Júnior faça bonito neste ano e permaneça da primeira divisão do futebol “do” Goiás. Conseguindo isso aí já estará de bom tamanho, ora pois.

O Trindade, jogando em casa, no dia 14 deste mês, venceu bonito, goleando o Goianésia por 4 a 1. No entanto, de lá para cá, o Tacão só fez perder. O Vila ganhou de novo da equipe trindadense, lá no Estádio Serra Dourada, no dia 21, por 1 a 0. Em seguida, no dia 25, foi a vez do glorioso Tacão ser derrotado pelo Atlético, vitorioso com um magro placar de 1 a 0. Por causa desses resultados, o Trindade é o 5º colocado no Grupo A, com 7 pontos e nada mais. Seria muito bom que o time da “Terra Santa” vencesse hoje a fraca Aparecidense que, vale dizer, conta também com 7 pontos, ocupando a 3ª posição no Grupo B.

A estatística do Futebol Goiano registra que Trindade e Aparecidense já se enfrentaram 11 vezes. O Tacão venceu 4 partidas, a Aparecidense ganhou 3 vezes e houve 4 empates. Nessas pelejas os dois times marcaram um total de 23 gols. O Trindade balançou as redes por 13 vezes e, por seu turno, a Aparecidense fez o goleirão trindadense ir ao fundo do gol buscar a bola por 10 vezes. E o destaque do jogo deste domingo é a situação das equipes: momento de definição.

Momento de definição não é apenas maneira de dizer não, caríssimos(as). Trindade e Aparecidense devem jogar daqui a pouco no Estádio Abrão Manoel da Costa, na velha “Barro Preto”, para definir se irão entrar mesmo na briga por uma das quatro vagas na semifinal do Goianão 2016 ou se já estão satisfeitas por lutar apenas para permanecerem na elite do futebol goiano para o próximo ano. Cada um sabe de si, né? Então.

Particularmente, torço para que o Trindade continue entre os 10 melhores clubes goianos e que sua diretoria encontre logo uma forma de se libertar da dependência de apoio da Prefeitura Municipal para montar equipe profissional. Como fazer isso, sei lá. Se eu soubesse escreveria um livro a respeito, daria palestras e ganharia um bom “dindin” dos cartolas do futebol, principalmente do interior do Estado onde os times estão sempre paparicando políticos em busca de uma subvençãozinha aqui e outra ali para conseguir botar os respectivos times em campo.

Até porque futebol é negócio privado e costuma dar um bom dinheiro para empresários, atletas, técnicos, preparadores físicos, profissionais da imprensa esportiva, enfim, uma vasta gama de profissionais envolvidos nessa modalidade, seria bom que as fontes de financiamento disso não fossem os orçamentos de Estados e Prefeituras. É preciso que os gestores construam os meios para manter o negócio de portas abertas, longe dos minguados recursos públicos municipais que devem ter outras destinações, tais como hospitais, escolas, melhores asfaltos em ruas e avenidas, etc e tal.

Antes de terminar isso aqui para me dirigir ao Estádio, um comentário. Gente, que horário ruim é esse de jogo às 16h! Isso tudo para agradar os caras da televisão, em especial, os executivos da Rede Globo, que definem horários horrorosos para as partidas de futebol, como atração da grade de programação a ser exibida sempre depois de novelas, telejornais ou qualquer outra coisa. Ninguém pensa no torcedor, muito menos nos atletas que não raras vezes jogam bola sob sol a pino. Ridículo isso! Quer dizer, gestores dos clubes de futebol profissional no Brasil ainda são amadores. Pronto falei!


Comentários