Políticos trindadenses também estão de olho nas eleições de 2018

Políticos se movimentam para viabilizar candidaturas a deputado estadual e federal, pensando nas eleições municipais de 2020...






E por falar em confusão, a política nacional continua em cartaz nos apresentando um verdadeiro espetáculo de horrores. Divino Pai Eterno! É um escândalo atrás do outro, numa sequência sem fim. Mas deixemos esses grandes temas para os caras das redes sociais em geral e dos analistas das emissoras de televisão, em particular. Ocupemo-nos com as tricas e futricas daqui do nosso quintal mesmo, ao menos por hora.

Venho prestando um pouco mais de atenção no disse me disse da política trindadense e reparando bem que já temos pessoas claramente se movimentando como quem “só pensa naquilo”. O naquilo aí, no caso, tem a ver com as eleições no próximo ano. O que não falta, neste momento, é político trindadense com muita vontade de virar deputado estadual ou federal após a apuração dos votos dos incautos eleitores, na noite do dia 7 de outubro de 2018.

Sonhar não custa nada para seu ninguém, todo mundo sabe disso, por essa razão qualquer um pode se achar em condições de disputar votos e vencer as eleições. Agora, a realidade costuma ser dura demais da conta com aqueles que sonham muito e de os olhos abertos acabam criando uma espécie de mundo paralelo, à espera da chegada do Papai Noel na área com o saco recheado da tal de “estrutura de campanha”, a fim de viabilizar a candidatura vitoriosa nas eleições. Mas “cada qual com o seu cada com”, ensina a sabedoria popular.

E o clima ainda é de incertezas inclusive com relação às regras que irão disciplinar a corrida dos goianos rumo às 41 vagas de deputados estadual na Assembleia Legislativa, às 17 vagas de deputado federal que compõem a bancada goiana na Câmara dos Deputados e às duas cadeiras de senador que Goiás tem no Congresso Nacional. Os excelentíssimos parlamentares lá no Planalto Central estão armando aqueles esquemas de financiamento público de campanha e até já propuseram um fundo do tamanho de R$ 3,6 bilhões, querem instituir um tal de distritão e o fim das coligações para os cargos de deputado e senador. Como isso ainda não está pronto e acabado, encontra-se tramitando na Câmara dos Deputados para depois seguir para a apreciação dos senadores, convém aguardar mais um pouquinho pelo resultado.

Claro, mais uma vez os parlamentares mostram ao distinto público pagador de impostos e votante que as matérias do interesse direto deles próprios sempre caminham mais rapidamente do que os demais assuntos. E uma coisa é certa como 2 e 2 são 4, a conta disso tudo será paga de verdade por todo o povo, não há como duvidar. Fazer o quê, se a gente reclama, reclama, mas faz tempo que vem votando nos mesmíssimos caras de sempre. Nunca é demais lembrar que há deputados por Goiás de meu Deus com mais de duas décadas no poder…

Opa! Deixemos as elucubrações de lado e retomemos o rumo da prosa aqui, para falar só mais um pouquinho das ambições de políticos da “Capital da Fé”. Fico imaginando que teremos mesmo trindadenses na peleja por vaga na Assembleia Legislativa, daí nomes possíveis que vejo hoje são os da ex-deputada Dária Rodrigues (PP) e do vice-prefeito Gleysson Cabriny (PSDB). Pode haver mais candidatos? Claro que sim, no entanto sem grandes condições de disputar, verdadeiramente. A propósito, esqueci de mencionar Dr. Antônio Carlos (PDT), atual deputado estadual que certamente irá tentar um novo mandato.

Na corrida por vagas na Câmara dos Deputados é quase certo que a deputada federal Flávia Morais (PDT) tentará mais um mandato, que pode vir a ser o seu terceiro período em Brasília. Nos bastidores, comenta-se abertamente que o secretário de Governo, Tayrone Di Martino (PSDB), quer porque quer se candidatar também a deputado federal. Novamente, pode pintar outros nomes nessa corrida? Claro que pode, mas deve fazer uma espécie de figuração. No entanto, política é algo muito doido, "coisa do capeta", pode mudar de hora para a outra, convém ter isso em mente.

E para encerrar essa conversa, só por enquanto, o internauta pode estar completamente equivocado se pensa que os políticos, se eleitos no ano que vem, se darão por satisfeitos e vão cuidar do mandato parlamentar. Na verdade, muita gente enxerga nas eleições vindouras apenas um trampolim ou oportunidade de ensaio para a disputa por algo, digamos, mas atraente, o mandato de prefeito no ano de 2020… Mas isso já é motivo ou desculpa deste blogueiro para cometer um novo post.


Comentários