Prefeito de Trindade não estará no páreo, mas é como se estivesse


Jânio Darrot não será candidato em 2020, mas tem político da base que parece não ter entendido isso direitinho ainda

Prefeito Jânio Darrot (PSDB), prefeito de Trindade. (Foto: O Hoje)


Pelo que se ouve em conversas com políticos trindadenses, sobretudo vários da base aliada do prefeito Jânio Darrot (PSDB), o novo homem forte do tucanato goiano por estar agora à frente da presidência regional do partido, tem gente que ainda não entendeu que o empresário não será candidato nas eleições de 2020. Trata-se de uma obviedade, porém tem político falando como se o atual prefeito, que se encontra no exercício do segundo mandato, fosse concorrer novamente.

Na condição de líder partidário, além disso, Jânio Darrot terá que se ocupar com a legenda em todo o estado. Se ele ficar muito focado em Trindade e assistir à derrota de um candidato com o seu selo de qualidade, logicamente isso pegará mal para si e para o novo projeto político que representa para o grupo que viu tudo dar errado nas eleições do ano passado, quando os caciques tucanos sofreram uma derrota acachapante nas urnas. O próprio Jânio se auto-impôs, diga-se, o desafio de “eleger 100 prefeitos” entre os 246 municípios goianos, nas eleições de outubro de 2020, mas é de se imaginar que o tucano não terá muito tempo para dedicar à disputa doméstica pelo comando da Prefeitura da “Capital da Fé”.

Outro aspecto, os candidatos da oposição certamente irão apontar, ao longo da campanha eleitoral do próximo ano, o que entendem como falhas das gestões de Jânio Darrot. Faz parte do jogo, é claro. Até por isso mesmo, os aliados do prefeito não precisam agora se esforçar para transformar as eleições do ano que vem numa espécie de avaliação popular dos resultados do que terão sido os oito anos de Jânio Darrot comandando a Prefeitura de Trindade.

Como sempre ocorre na política local, o prefeito é o principal cabo eleitoral e o seu apoio é que define e unge o candidato de sua base. Logo, todos os potenciais interessados na candidatura à sucessão municipal ali pela atual base aliada e arredores se esforçam em sinalizar ao chefe que ele é o cara, o cabo eleitoral que quase todos querem consigo. Sim, isso também é do jogo político. Agora, os “prefeitáveis” ou aspirantes à cadeira de destaque no principal gabinete no Centro Administrativo Prefeito Pedro Pereira da Silva, andam meio esquecidos de que precisam conquistar verdadeiramente alguma simpatia junto ao eleitorado. Afinal de contas, quem vota e decide continua sendo “sua excelência, o eleitor”.


Comentários