Avenida Goiás é um palco usado por vários artistas


Jorge Santiolle, itumbiarense que canta e faz uma sonora para quem caminha pelo centro de Goiânia

Jorge Santiolle, cantando nas ruas do centro de Goiânia.


Quem caminha pela Avenida Goiás, no centro de Goiânia (GO), tem tido uma experiência visual bacana, nos últimos dias, sobretudo ali mais próximo da Praça Cívica, onde há Ipês floridos, muitas outras árvores também com flores ao alcance da vista, conferindo um toque especial e acolhedor às milhares de pessoas que transitam freneticamente por aquela região.

E tem mais, artistas de rua se apresentam dia sim e outro também, em várias esquinas do lugar. Você pode dar de cara a qualquer momento com malabaristas, acrobatas, uma moça que despenca do galho de uma árvore presa numa espécie de lençol enrolado (tecido acrobático, me lembrou o Antonio Erasmo) feito corda que lhe sustenta o corpo balançando no ar. Ah, não! Dá até medo de assistir à performance da garota. Enquanto isso, corre pelo ar uma trilha sonora variada também. Barulho de carros, motos, ônibus indo e vindo, música ao vivo inclusive um trompista aparece de vez em quando, um violinista igualmente, o mais frequente, porém, é um cantor solo.

No caso, o cantor que se apresenta mais frequentemente nas esquinas da Avenida Goiás é o Jorge Santiolle (28), de Itumbiara (GO). O cara veio com a família para a capital e há, mais ou menos, seis anos decidiu viver só de música, cantando onde é possível, pode ser em bares ou mesmo ao ar livre, a forma como o tenho visto em ação. Sim, ele vivencia a famosa frase “o artista tem de ir aonde o povo está”, imortalizada na voz do Milton Nascimento na canção “Nos bailes da vida”, fruto da parceria com o Fernando Brant.

Além de cantar, o Jorge compõe, toca violão, teclado, sanfona e se apresentou pela primeira vez ao público de um barzinho que existia ali no Setor Marista, o “Caldo da Roça”, nas proximidades do Shopping Bougainville, justamente num dia dos namorados, em 2012. Na sua estreia no palco cantando, a primeira música foi “Marca Evidente”, então um dos grandes hits do sertanejo universitário nas vozes de Israel & Rodolfo. De lá para cá, o artista itumbiarense resolveu encarar o público seja onde for, inclusive já gravou três CDs, um deles totalmente autoral.

Solteiro e sem filhos, Jorge também atua como modelo fotográfico e chegou a cursar o primeiro ano de História, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mas parou os estudos. “Para as passarelas o pessoal gosta mais de modelos com 1,80 m e eu tenho 1,75 m, mas quando me chamam eu desfilo”, revelou o próprio Jorge. Mas o objetivo mesmo é cantar. E a inspiração ou maior referência é mesmo o cantor Leonardo de quem Jorge se declara “fanzaço” e que tem o sonho de conhecer pessoalmente. Jorge entregou que “o dia que vi o Leandro e Leonardo cantando na televisão, disse pra mim mesmo que é isso que eu quero para minha vida”. “Solidão”, composta por Zezé Di Camargo, talvez seja o primeiro grande sucesso de Leandro & Leonardo, figura entre as músicas preferidas do Jorge Santiolle.

Depois de uma breve conversa com o artista, entre uma e outra canção, durante sua apresentação na Avenida Goiás esquina com a Rua 2, no horário do almoço desta terça-feira (23), fizemos um vídeo enquanto Jorge Santiolle cantava "Filho Adotivo", composição de Arthur Frederico Moreira e Sebastião Ferreira da Silva, gravada por Sérgio Reis, dentre outros cantores. O estilo musical deste artista vindo da fronteira de Goiás com Minas Gerais está ali pelo tênue limite entre o sertanejo de raiz, algo romântico e o chamado sertanejo universitário. Clique aqui e confira o trabalho do cara.

A vida de um artista na rua não é fácil, mas tem várias pessoas que dão atenção, param, ouvem e até colocam uma grana no chapéu. Afinal, todo mundo tem contas para pagar. E para conhecer mais um pouco do trabalho do Jorge Santiolle é só dar uma espiada no Instagram, no Youtube que é possível encontrar material por lá. Daqui a gente segue torcendo para o sucesso desse pessoal talentoso, os artistas goianos. É isso aí!

Serviço
Evento: Artistas de Rua
Local: Qualquer esquina da Avenida Goiás, Centro de Goiânia
Data/Horário: A qualquer dia e qualquer hora (fique atento, ora pois!)
Ingresso não há, mas coloque o que puder e quiser (dinheiro, uai) no chapéu dos caras

Nota: O vídeo do cantor Jorge Santiolle cantando "Filho adotivo" foi retirado do YouTube, neste domingo (4), às 19:58h, a pedido do próprio artista, alegando motivo "contratual".


Comentários

Anônimo disse…
Oi tô a procura do meu irmão, resolver uma questão do nosso irmão especial é urgente por favor quem souber aqui é Regina conhecida como tina alves
Anônimo disse…
Oi Regina aqui irmã de jorge santioolle Preciso entrar em contato com ele urgente por favor quem souber falar assunto de guarda do nosso irmão especial, preciso da assinatura dele