Programa Léo Machado mostra poluição em córrego no jardim Scala

Léo Machado e vereador Wesley Cabeção registraram cenas de fezes caindo em córrego no Jardim Scala, nas proximidades do local onde é feita captação de água para tratamento e distribuição



O Programa Programa Léo Machado, no Domingo (1), esteve no córrego ali no Jardim Scala, aqui em Trindade (GO) mesmo, e o vereador Wesley Cabeção (MDB) estava junto com o titular daquela atração da mídia trindadense transmitida pelo Facebook, quando flagraram cenas tristes de se assistir e pior ainda de se presenciar ao vivo, com as narinas desprotegidas principalmente.

Muita gente gosta de afirmar que uma imagem diz mais do que mil palavras, sendo assim então o vídeo é de uma eloquência a toda prova. Léo Machado conseguiu mostrar fezes sendo jogadas no leito do córrego um pouco abaixo do local onde é feita a captação de água para o tratamento e distribuição à distinta população de Trindade.

Assista ao vídeo, pois é importante a gente ficar sabendo sobre a forma negligente pela qual o meio ambiente tem sido tratado na "Capital da Fé". E além disso, vale notar o quanto a saúde pública acaba ficando exposta também em situações assim. Na sequência, leia a nota oficial da empresa e tire suas conclusões.

Fizemos contato com a BRK Ambiental, empresa responsável pelo tratamento do esgoto das residências dos trindadenses, em busca de uma manifestação oficial e recebemos os seguintes esclarecimentos a seguir e em vermelho:

O esgoto coletado na cidade de Trindade é encaminhado para tratamento nas Estações Barro Preto e Scala, ambas atendem a resolução Conama no que diz respeito a remoção de carga orgânica. Periodicamente realizamos análises e o monitoramento de todo o esgoto coletado e tratado, bem como dos córregos.

Estudos recentes comprovam que a disposição final de efluente tratado não impacta na qualidade do manancial que abastece a cidade. As tratativas sobre a operação da ETE Scala ocorrem no âmbito de um Inquérito Civil Público, instaurado pelo Ministério Público.
Desde que assumimos os serviços de esgotamento sanitário em Trindade, temos investido na melhoria e ampliação dos sistemas de coleta e tratamento que atendem a população do município. Ao todo, R$ 35 milhões foram destinados para obras de recuperação e expansão do serviço, ampliando a cobertura para 54% da população que já conta com os serviços de água encanada. Nos próximos anos serão investidos mais R$ 155 milhões na implantação de mais de 200 km de redes e coletores, estações elevatórias e uma nova Estação de Tratamento de Esgoto.




Comentários