ENTREVISTA: Andréia Andrade, presidente da Associação dos Rotarianos de Trindade

O foco é fortalecer a base de trabalho, com olhar voltado para as crianças, valorizar os colaboradores e consolidar a parceria com a Prefeitura de Trindade

Andréia Andrade, presidente da ART. (Foto: Reprodução/Facebook)




Andréia Andrade é diretora de Negócios e Gente da ASH Talentos, integra o Rotary Club de Trindade. Andréia Andrade é executiva de Recursos Humanos, formada em Administração com foco em Recursos Humanos e tem especialização em gestão de pessoas. Trata-se de uma profissional com mais de 25 anos de experiência atuando junto a empresas nacionais e multinacionais, principalmente no estado de São Paulo. Veja os principais trechos da entrevista exclusiva a seguir.

Blog - Além do Rotary, você teve outras experiências participando de entidades não governamentais?
Andréia Andrade - O trabalho de voluntariado é um trabalho onde saímos completamente da nossa zona de conforto. Sim, vivi experiências marcantes, uma delas foi no Instituto Construir em SP, uma organização de assistência humanitária, atuei junto à equipe de Enfermaria, na Torre da Esperança e na Sopa Solidária durante muito tempo. Além disso, tive uma experiência como secretária numa Casa de Recuperação para dependentes químicos em São Roque (SP). Atuei em alguns projetos pontuais em organizações corporativas, principalmente em igrejas evangélicas, onde a atuação do voluntariado é bem expressiva.

Blog - Você assumiu a presidência da Associação no mês passado, qual deve ser a principal meta de trabalho doravante?
Andréia Andrade - Com muito orgulho e confiança assumi esse desafio à frente da Associação dos Rotarianos de Trindade pelos próximos dois anos. Priorizo o trabalho em equipe e, portanto, nossas metas foram definidas por meio de um planejamento estratégico, com plano de ação bem robusto. Estamos focando em fortalecer nossa base, com um olhar voltado às crianças, melhoria das condições de trabalho, valorização dos colaboradores e o fortalecimento da parceria com a Prefeitura.

Blog - Como está a estrutura geral da Associação, em termos de instalações físicas, equipamentos e pessoal?
Andréia Andrade - A Associação dos Rotarianos dispõe de uma espaçosa área de 12 mil metros quadrados, uma excelente localização em Trindade. Temos cinco salas para cursos e treinamentos, um amplo salão onde acontecem as principais atividades, quadra de futsal e refeitório. Contudo, trata-se de um prédio bem antigo e precisa de revitalização e melhorias, como o telhado, instalações elétricas, acessibilidade, construção de novos banheiros e reforma na quadra. Estamos buscando, neste momento, apoio na Prefeitura Municipal para revitalização e também recursos privados, mediante patrocínio de empresas e organizações. Por se tratar de uma cidade turística, temos possibilidade inclusive de projetos de maior visibilidade.

Blog - Qual a avaliação que você faz do potencial de serviços da Associação neste momento?
Andréia Andrade – Inicialmente, temos potencial para aumentar nossa capacidade de atendimento em até 30% das atividades 100% gratuitas e com os melhores instrutores da região, voltados para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, que buscam uma complementação educacional, cultural e esportiva.

Blog - Quais os serviços que a Associação está ofertando à comunidade atualmente?Andréia Andrade - Oferecemos oficinas de Balé, Teatro, Karatê, Futsal, Muay Thai e Reforço Escolar, mas estamos trabalhando em novos projetos e logo teremos novidades.

Blog - Qual a importância da parceria da Associação com a Prefeitura de Trindade?
Andréia Andrade - A Prefeitura Municipal é um grande parceiro nesta caminhada, por meio das suas Secretarias de Educação e Cultura, Assistência Social, Indústria e Comércio e Gestão de Planejamento. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais está relação, estamos atentos e buscaremos adequar todas as exigências para mantermos cada vez mais forte e sólida esta aliança.

Blog - E qual é o papel do Rotary de Trindade no funcionamento da Associação?
Andréia Andrade - O Rotary, é a maior Organização não Governamental (ONG) do mundo. O papel do Rotary é extremamente importante para a sociedade e para a administração pública. O Estado e as prefeituras estão conscientes de que não podem fazer tudo e atender todo tipo de demanda com qualidade. A Associação dos Rotarianos é mantida com recursos próprios, com apoio dos associados, é o braço filantrópico do Rotary Club de Trindade e com o suporte da Prefeitura Municipal de Trindade.

Blog - É possível apontar agora qual deve ser o maior desafio nesta sua gestão, nos próximos dois anos?
Andréia Andrade - Vamos trabalhar em prol da competitividade e com foco na integridade, buscando parcerias e recursos na melhoria da nossa infraestrutura, ações com projetos sustentáveis e fortalecimento do Rotary Club de Trindade pela aproximação da comunidade, outras instituições, com órgãos governamentais e câmaras de comércio. Queremos construir uma equipe forte, motivada e altamente profissional, para melhor servir nossa comunidade.

Blog - O público-alvo da Associação está localizado na vizinhança da entidade ou a localização geográfica não é determinante para quem desejam usar os serviços ofertados ali?
Andréia Andrade - Nossa missão é atender e servir a comunidade em geral, cidades vizinhas que necessitarem de acolhimento e desenvolvimento pessoal e social, independentemente da região geográfica.

Blog - A Associação recebe algum apoio da comunidade local para o custeio de suas atividades?
Andréia Andrade - Não, todo apoio para a manutenção do prédio, pagamento de funcionários e professores, vem da parceria com a Prefeitura Municipal e, claro, de recursos próprios de aluguéis das lojas construídas próximo à Basílica do Divino Pai Eterno, com o nome de “Vila Rotary” e associados do Rotary Club de Trindade.

Blog - A Associação utiliza trabalho voluntário em suas ações? Se sim, como uma pessoa interessada em se voluntariar deve agir?
Andréia Andrade - Sim, contamos com equipe de voluntários competentes, que fazem parte da diretoria executiva, uma equipe forte e coesa neste projeto. Além disso, buscamos pessoas que desejam servir. Ser voluntário é muito mais do que querer ajudar. Para quem se identificar com a causa, nosso convite está feito. Para fazer parte deste projeto basta agendar uma entrevista pessoal comigo na Associação e juntos iremos identificar em qual projeto o voluntário poderá ser melhor aproveitado.


Comentários