Terço dos Homens realiza a 7ª Romaria a Trindade

Movimento integrado por homens católicos se reúne nesta sexta-feira e sábado para orar pelo mundo, por Goiás e pela cidade



Começa nesta sexta-feira (15), às 19h, na Igreja Matriz, a 7ª Romaria do Terço dos Homens, que terá programação também no sábado (16). Confira ao final da entrevista toda a programação para este final de semana. O evento em outras oportunidades, antes da pandemia da Covid-19, chegou a atrair à “Capital da Fé” um público de mais de 10 mil integrantes de diversas localidades, inclusive de outros estados. O movimento existe há 13 anos na cidade, é integrado por homens que se reúnem semanalmente com o objetivo de orar “pelo mundo, pelo Brasil, pelo nosso Estado e principalmente pela nossa cidade”, conforme nos disse Jairo Antônio Gonçalves, coordenador do Terço dos Homens da Igreja Matriz de Trindade. O movimento tem, por volta de 600 integrantes cadastrados, mas, devido às restrições impostas pela pandemia, as reuniões semanais ficaram suspensas por um período de três a quatro meses, provocando uma certa desmobilização. Agora, os encontros semanais estão retornando em reuniões no Salão Paroquial da Igreja Matriz, às segundas-feiras, após a missa, contando com as presenças de, mais ou menos, 50 participantes. O Diácono José Ronaldo é o coordenador diocesano do movimento. A expectativa para esta 7ª Romaria do Terço dos Homens é “grande e que cada um saia cheio de bençãos, cheio de graças”, afirmou o coordenador. Vale lembrar que, no mês de maio deste ano, teve início também as atividades do grupo Terço dos Homens na Igreja do Santíssimo Redentor (conhecido por Igreja do Padre Pelágio), no setor Ana Rosa, com o apoio do Padre João Otávio. Leia os principais trechos da entrevista com o coordenador do Terço dos Homens da Igreja Matriz, Jairo Antônio Gonçalves, e conheça mais um pouco sobre o movimento.

Entrevista

Jairo Gonçalves. (Foto: Reprodução)


Blog - Qual sua expectativa em relação a essa 7ª Romaria do Terço dos Homens que começará na noite desta sexta-feira (15)?

Jairo Gonçalves - A nossa expectativa é grande, porque tivemos que interromper as atividades pela pandemia e o encontro estava crescendo aqui em Trindade. Estava sendo considerado o segundo movimento que mais trazia pessoas para dentro de Trindade. Eu acho assim que a expectativa nossa é muito grande e ao mesmo tempo não pode ser grande demais, temos ainda que ter cuidado. Estamos voltando de novo a crescer e na última Romaria tivemos, aproximadamente, 10 mil homens. Esse agora vai começar tudo de novo, vamos estar andando tudo de novo e a expectativa é grande e que cada um saia cheio de bençãos, cheio de graças. É essa a nossa expectativa.

O Movimento Terço dos Homens em Trindade, atualmente, conta com quantos integrantes?

Jairo Gonçalves Chegamos a registrar em cadernos 600 integrantes. Nas reuniões conseguíamos, em média, até 160 participantes nas reuniões semanais, todas às segundas-feiras, na Igreja Matriz. A pandemia afastou um pouco. Temos um grupo muito grande de idosos e eles ainda estão com naquele medo. Hoje estamos reunindo em torno de 50 participantes, no Salão Paroquial, para que possamos fazer nossas orações. Ficamos entre quatro e cinco meses sem nos reunir, o que fez com que muitos dos homens parassem. Creio eu que, por essa Romaria que vai acontecer hoje e ainda tem a de Aparecida do Norte (SP), a tendência nossa é só crescer.

Blog – Há quanto tempo existe o Terço dos Homens em Trindade?

Jairo Gonçalves Nosso Terço em Trindade completou 13 anos no mês de julho. Abrimos então o 14º ano de Terço dos Homens em Trindade. Tivemos aí dois anos sem poder comemorar por causa da pandemia. Somos pequenos e novos, em vista de tantas cidades no Estado e no Brasil que já tem o Terço há muito tempo. E o nosso estava crescendo. Acredito que até por esses dois anos vamos estar chamando muita atenção pelo nosso movimento.

Blog – Qual o objetivo do Terço dos Homens?

Jairo Gonçalves Todo mundo julga que só as mulheres fazem orações, só as mulheres vão à Igreja. Os homens sentiram aquela vontade de se juntar, se reunir, para fazer as suas orações. Acredito eu que em Trindade nunca houve outro movimento que juntasse tantos homens em prol de uma mesma finalidade, que é estar em oração. Tenho uma frase guardada pelo resto da vida. O Padre Ângelo Licate falou assim para nós durante um encontro, há dois anos, que “eu poderia morrer feliz, que a Igreja estava cheia de homens, que eu nunca imaginava que um dia fosse ver tantos homens num mesmo objetivo, a oração”. Nosso objetivo é orar, pedir pela cidade, pelos irmãos do Terço, pelos irmãos que estão necessitados, pelos próprios políticos da cidade, por tudo que nossa cidade necessita, estamos colocando em nossas orações.

Blog – E qual é o objetivo dessa 7ª Romaria do Terço dos Homens?

Jairo Gonçalves Costumamos sair daqui até Aparecida do Norte (SP), “Os homens na casa da Mãe”. Então pensamos que podíamos fazer o encontro aqui em nossa cidade, pela estrutura que temos aqui, em questão de Igrejas, Hotéis. Uma adaptação para, digamos, “Os homens na casa do Pai”. O objetivo é que os homens possam ter um dia para virem à casa do Pai. Agora são dois dias de orações, pelos homens do Terço. Não que venham só homens, mas reunimos os homens com este sentido de fazermos as orações. E esse mundo nosso anda precisando de oração. Tão bonito saber que vêm homens de fora, de outros estados, de outras cidades, que vão chegar aqui num só objetivo, de estar fazendo oração pelo mundo, pelo Brasil, pelo nosso Estado e principalmente pela nossa cidade.

Blog – O Terço dos Homens em Trindade conta com um guia espiritual, digamos assim?

Jairo Gonçalves O Diácono José Ronaldo é o nosso guia e ele está na Coordenação Diocesana para o Terço dos Homens. Ele sempre está à frente nesses momentos em que a gente mais precisa. Contamos sempre com ele, que abraça nossa causa e também é membro do nosso Terço. Eu, graças a Deus, o tenho como o meu guia e guia do Terço dos Homens. É bom estarmos conversando sobre as coisas de Deus, sobre o dia que a gente está meio travado, meio triste, e conversa para dividir tudo isso.


Comentários