Weslley Cabeção critica aumento da gasolina e do gás de cozinha

Presidente da Câmara de Trindade entende que se trata de um “descaso para o consumidor”

Vereador Weslley Cabeção: "Estarrecido". (Foto: Divulgação)


Weslley Bueno, o Cabeção, é empresário do ramo de gás de cozinha, vereador e presidente da Câmara Municipal de Trindade, ficou “estarrecido” diante do anúncio da Petrobras de mais um reajuste nos preços da gasolina e do gás (GLP), agora de 7,2%, para as distribuidoras, já valendo desde sábado (9). O parlamentar divulgou Nota de Repúdio na qual menciona os aumentos sofridos pelos produtos da estatal do petróleo. “É um absurdo saber que o preço da gasolina aumentou, até setembro de 2021, 39,6%, e o botijão de gás avançou 34,67%”, tomados números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). O legislador trindadense culpa a chamada política de preços adotada pela direção da empresa. “O principal responsável pelo aumento é a mudança da política de preço da Petrobras, realizada na gestão do presidente Michael Temer, em julho de 2017, e mantida por Jair Bolsonaro”, pontua o vereador. A dolarização dos preços cobrados pela Petrobras aos brasileiros tem esvaziado os bolsos dos consumidores internos e fortalecido as contas da empresa, lembra Cabeção. “A gasolina, o diesel e o gás de cozinha estão sendo vendidos com preço baseado no dólar. A Petrobras tem a capacidade de abastecer todo mercado nacional e colocar um preço justo. Mas isso não é feito, pois a prioridade são os interesses do mercado internacional e dos acionistas da estatal”, aponta o presidente da Câmara Municipal. O lucro líquido do estatal do petróleo bateu nos R$ 42,9 bilhões no segundo trimestre deste ano, conforme noticiado recentemente. O vereador afirmou em nota que a situação é intolerável. “Não podemos mais tolerar esse descaso para com o consumidor. Quem mais sofre é a população vulnerável. Diversas pessoas estão utilizando lenha e carvão para cozinhar”. Leia abaixo e em vermelho o inteiro teor da nota divulgada pela assessoria do parlamentar trindadense.


NOTA DE REPÚDIO

Estou estarrecido com a informação de que a Petrobras anunciou, nessa sexta-feira (08/10), reajuste no preço da gasolina e do gás de cozinha (GLP), para suas distribuidoras, a partir de sábado (09/10). O aumento será de 7,2% em cada produto.

É um absurdo saber que o preço da gasolina aumentou, até setembro de 2021, 39,6%, e o botijão de gás avançou 34,67%. Essas informações são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

O principal responsável pelo aumento é a mudança da política de preço da Petrobras, realizada na gestão do presidente Michael Temer, em julho de 2017, e mantida por Jair Bolsonaro.

A gasolina, o diesel e o gás de cozinha estão sendo vendidos com preço baseado no dólar. A Petrobras tem a capacidade de abastecer todo mercado nacional e colocar um preço justo. Mas isso não é feito, pois a prioridade é os interesses do mercado internacional e os acionistas da estatal.

Conforme informações da própria Petrobras, o lucro líquido da estatal, no segundo trimestre de 2021, foi de R$ 42,9 bilhões.

Não podemos mais tolerar esse descaso para com o consumidor. Quem mais sofre é a população vulnerável. Diversas pessoas estão utilizando lenha e carvão para cozinhar.

A Petrobras tem em seu regimento o dever de tomar decisões visando não apenas o retorno financeiro dos acionistas, mas considerando a responsabilidade social que possui, conforme estabelecem os artigos 219 e 170 da Constituição Federal de 1988.

Assim, a empresa, principal sociedade de economia mista do país e verdadeiro patrimônio nacional, não pode ser contrária aos interesses sociais e coletivos do povo brasileiro.


Weslley Cabeção

Empresário do ramo de gás e presidente da Câmara Municipal de Trindade

Comentários