Irmãos Credo: Artistas trindadenses disputando concurso em São Paulo

Vencida a etapa da análise de júri técnico, agora é a vez da votação popular pela internet que se encerra nesta sexta-feira

Jesus Credo: Artista de olho em São Paulo. (Foto: Reprodução)


Sextou com “s” de sensibilidade à flor da pele porque manifestações artísticas têm essa característica de mexer com a gente mesmo, ora pois. Isso tudo por causa de uma espiada no inquietante trabalho dos Irmãos Credo, Jesus Credo e Izzy, artistas e muralistas de Trindade, que deram voltas por outros lugares, Goiânia, Pirenópolis inclusive, mas voltaram à “Capital da Fé”, onde permanecem com os pés no chão, as cabeças antenadas no mundo, com um “discurso que transita na batalha entre o sagrado e o profano das festas e ritos”, como se pode ler na página deles na internet. Ah, sim! E tem ainda a questão do “protagonismo do povo preto e o afrofuturismo brasileiro”, pontuam.

Por meio de troca de mensagens naquele famoso aplicativo do Mark Zuckerberg, este blogueiro se inteirou um pouco mais sobre a atualidade do irrequieto artista trindadense, cuja atuação superou as fronteiras do Rio Paranaíba, na divisão de Goiás com Minas Gerais. E a gente conta aqui para vocês as novidades sobre dois jovens e geniais artistas da terra.

O Jesus Credo por vários anos assinou suas charges no jornal Informativo Trindadense como “José de Jesus”. Daí resolveu mudar a assinatura “para ficar mais forte, sonoro e que dialogasse mais com nosso trabalho, eu uso só o Jesus Credo”, nos conta o muralista. E a origem do nome está nos tempos da escola. “O Jesus, foi no Colégio Modelo da Vila Perpétuo Socorro, que me chamavam assim e continuou na faculdade. O Credo vem de crença, de crer, de fé, das festas e dos ritos que é o discurso do trabalho dos Irmãos Credo”, esclarece.

Jesus cursou a Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), onde se formou em 2003, fez pesquisa e produção artística, em Pirenópolis, e trabalha com a irmã caçula Izzy, cuja diferença de idade entre eles é do tamanho de 16 anos. E isso areja as ideias, claro, ao mesmo tempo em que gera debates, modos diversos de ver a vida e se expressar. “Tem coisas diferentes para falar, tanto para somar quanto para discordar”, entrega.

Concurso Arte na Rua

E agora os Irmãos Credo estão concorrendo ao prêmio do Concurso Arte na Rua, realizado pelo Governo de São Paulo, cuja chamada selecionou trabalhos de 712 artistas do país inteiro e, na sequência, “na peneira do juri técnico”, foram escolhidos 10 artistas, Jesus nos contou. “Pra gente estar entre esses 10 finalistas já é um reconhecimento muito importante, para a gente e para a cultura popular de Trindade e Goiás”, argumenta. Na fase decisiva, a votação individual e popular via internet, dirá qual artista vai mostrar seu trabalho pintando um espaço num prédio da capital paulista. “A gente precisa do voto de cada um para pintar a lateral de um prédio em São Paulo, tanto porque é um sonho nosso e também pela visibilidade que daria”, revela Jesus Credo.

Vale lembrar que está em jogo também uma premiação em dinheiro, que não é lá muita coisa, pois o que interessa de verdade, é pintar e ter um trabalho numa espécie de grande galeria a céu aberto naquele grande centro cosmopolita que é São Paulo. “O cachê que não é alto, é um valor de 3 mil reais, para os cinco primeiros selecionados, só que o primeiro é que vai pintar um prédio, e os outros quatro pintarão murais em São Paulo também”, informa.

Vale a pena salientar que na região central da capital há espaços bastante visitados onde concentram trabalhos muito interessantes. “Ali na região central é um museu a céu aberto e pintar um prédio desses é o sonho de muitos artistas”, valoriza o artista trindadense. E hoje, nesta sexta-feira (29), é o último da votação popular que pode ser feita pelo site https://www.concursoartenarua.com.br/votacao. Os artistas estão ansiosos, como é de se esperar. “Estamos apreensivos, é o último dia de votação, mas o resultado sai dia primeiro de novembro, então a ansiedade bate forte aqui”, revela.

Convocação

Você que chegou até aqui nesta notinha, clique no link <<< https://www.concursoartenarua.com.br/votacao >>> e vote nos Irmãos Credo. Ajude os talentosos artistas trindadenses a conquistar espaço na produção artística e cultural do Brasil.


Comentários