Entrevista Exclusiva - IRAÍDES ALVES ASSUNÇÃO: A liderança que transforma o voluntariado em impacto social em Trindade
Com foco em gestão participativa e parcerias estratégicas, a diretora da Associação dos Rotarianos de Trindade (ART), detalha como a nova Arena Rotary e cursos profissionalizantes poderão redefinir o futuro de jovens e famílias na região
![]() |
| Iraídes Alves, presidente da ART. (Fotos: Divulgação) |
Iraídes Alves Assunção, diretora da ART, utiliza sua vasta experiência de 33 anos na educação pública e sua formação em administração e gestão de pessoas para implementar um modelo de gestão participativa e eficaz. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o Rotary há cerca de 30 anos, ela defende uma liderança baseada no diálogo, no compartilhamento de poder e no fortalecimento dos laços com a comunidade. Para Iraídes, o trabalho voluntário é um privilégio que fortalece valores éticos e serve como um diferencial competitivo no mercado de trabalho atual.
Um dos grandes marcos da entidade é a inauguração da Arena Rotary, um espaço de cidadania voltado especialmente para a região sul de Trindade, que oferece lazer, esporte e cultura de forma gratuita. A viabilização do projeto envolveu um longo processo de articulação para a liberação de emendas parlamentares do rotariano e deputado George Morais, exigindo rigor técnico e transparência na execução. Com o registro da ART no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), a manutenção do espaço é garantida sem custos para os usuários, promovendo um acesso democrático que inclui desde aulas de karatê e ballet até mutirões de saúde.
Para 2026, o plano de trabalho da ART foca na qualificação profissional e independência financeira dos jovens trindadenses através de parcerias com a Secretaria da Retomada (COTEC) e empresas privadas. Serão oferecidos cursos em áreas como estética, culinária e mecânica automotiva, suprindo a demanda local por mão de obra qualificada. Além disso, a instituição planeja a reforma de sua sede e o estudo para o uso sustentável de áreas ociosas de seu terreno, reafirmando o papel do Rotary como o "coração" da transformação social na cidade.
Leia a seguinte a entrevista exclusiva com a líder da ART.
Blog - Você construiu carreira na educação e também atuou na área contábil. Como essas experiências influenciam sua forma de liderar a Associação dos Rotarianos de Trindade (ART)?
Iraídes Alves - É verdade, minha primeira formação acadêmica foi Licenciatura em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Fui da Secretaria de Estado da Educação por 33 anos. Fui professora, coordenadora pedagógica, diretora de escola e técnica da Superintendência do Ensino Fundamental. Neste período adquiri competências e habilidades na área pedagógica e em gestão pública. Acredito que essas experiências no ensino público vão ser muito importantes na gestão da ART, uma vez que além de trabalhar com o social, somos reconhecidos pela comunidade como um espaço de ensino, cultura e esporte.
Após a fatalidade ocorrida com meu marido, foi necessário assumir o escritório de contabilidade em Goiânia para garantir o patrimônio deixado. Foi um período de grande aprendizado pessoal e profissional, fora da esfera pública. Naquela época ingressei na Universidade Alves Faria (UniAlfa), no curso de Administração, onde aprendi como gerir uma empresa com base nos princípios de uma gestão eficaz. Na UniAlfa, em uma palestra, tive a oportunidade de conhecer o modelo de empresa denominado Empreendedorismo Social, fiquei muito atraída por este trabalho. Para completar meus estudos, em 2023, cursei Master in Business Administration (MBA) em Gestão de Pessoas, quando aprendi muito como gerir uma equipe.
Com base nos meus conhecimentos em gestão pública e privada, bem como baseada nos princípio do Rotary Club, quero aplicar na ART um modelo de gestão participativa, eficiente e eficaz, no sentido de fortalecer os laços com a comunidade e buscar atender suas demandas da melhor forma.
Blog - O que motivou sua entrada no Rotary Club de Trindade e, posteriormente, assumir a presidência da ART?
Iraídes Alves - Minha história com o Rotary tem muitos anos, por volta de 30 anos. Acredito nos princípios do Rotary e no trabalho desenvolvido pelo mundo, fazer parte deste trabalho me faz uma pessoa melhor.
Pleitear a direção da ART é consequência de vários fatores, como minha paixão pela minha cidade de Trindade, aptidão pelo trabalho voluntário e acreditar que tenho as competências e habilidades necessárias para fazer um bom trabalho para nossa comunidade e pelo Rotary.
![]() |
| Arena Rotary, palco de esportes e cultura para a comunidade |
Blog - A inauguração da Arena Rotary é um marco para a comunidade. Qual foi o maior desafio para concretizar esse projeto?
Iraídes Alves - Sem dúvida, a Arena Rotary é um marco para a comunidade trindadense. A Arena Rotary deve servir a toda comunidade e não só aos atendidos pela ART, é um espaço de cidadania.
Foi uma longa jornada desde a disponibilização do recurso pelo companheiro e deputado George Morais até a liberação do recurso pela Superintendência de Assuntos Institucionais (Serint) e a conclusão da obra.
Os recursos disponibilizados via Emenda Parlamentar passam por um processo longo até chegar aos beneficiados. Após o deputado George Morais comunicar, via ofício à Serint, a disponibilização da Emenda, segue o processo que vai da apresentação do Projeto para aprovação até a disponibilização destes recursos à entidade a ser beneficiada. Assim, a ART elaborou um Plano de Ação contendo a necessidade da construção de uma quadra coberta, contratou engenheiros para realizar o Projeto Arquitetônico e juntou toda a documentação exigida, então enviou à Serint. Os recursos só são transferidos para a conta após aprovação do Plano de Ação, Projeto Arquitetônico e análise minuciosa de toda documentação.
Durante todo o processo, nosso maior desafio foi encontrar engenheiros que dispostos a fazer o projeto arquitetônico e aguardar a aprovação pela Serint, para só então receber pelo trabalho. Na maioria dos casos os profissionais querem receber parte do valor assim que entregam o projeto. Mas depois de muito procurar encontramos profissionais que acreditaram na nossa instituição e realizaram o trabalho com muito profissionalismo.
Blog - Como foi a articulação com os deputados George Morais e Flávia Morais para viabilizar a emenda parlamentar que financiou a obra?
Iraídes Alves - Toda a articulação para que a ART recebesse a Emenda Parlamentar foi feita pelo companheiro Claud Wagner, a quem agradecemos muito.
Blog - Qual é a importância da Arena Rotary para os alunos da ART e para os moradores da região Sul de Trindade?
Iraídes Alves - Os alunos e os pais tiveram a oportunidade de acompanhar as obras da Arena Rotary, foi muito bonito observar como todos estavam ansiosos pela inauguração. A sensação de pertencimento é gratificante, só de saber que aquela construção era para eles faz toda a diferença, a autoestima eleva muito. Fui procurada por várias mães pedindo atividades que incluíssem elas também, apresentaram sugestões como dança de salão, ginástica etc. Tudo está sendo avaliado pela equipe gestora e pelo Conselho Curador do Rotary. A região sul, onde está localizada a ART tem poucas opções de lazer, acredito que a Arena Rotary vai fazer diferença na vida das pessoas desta região porque estaremos abertos às suas demandas.
Blog - Você chegou a afirmar que a quadra estará aberta à comunidade sem custos. Como será feita a gestão para garantir acesso democrático e manutenção do espaço?
Iraídes Alves - É verdade, a Arena Rotary é um importante espaço para a comunidade, no entanto, a cobrança monetária para o seu uso representaria um obstáculo para o acesso de forma democrática.
Em 2025 a ART conseguiu seu registra no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), com este cadastro várias portas se abriram à obtenção de recursos, inclusive federais, no entanto, um dos requisitos para manutenção deste cadastro é a isenção de taxas para a comunidade.
A gestão da Arena Rotary será feita pela ART e o Conselho Curador do Rotary Club de Trindade que buscará um modelo de gestão que garanta o acesso democrático e responsável, que possibilite sua manutenção e preservação de seus equipamentos.
Blog - Quais tipos de atividades esportivas, culturais e sociais já estão planejadas para acontecer na Arena Rotary?
Iraídes Alves - Hoje oferecemos Karatê e Ballet, mas nosso objetivo é oferecer mais duas modalidades de esporte sendo futebol e vôlei, dança moderna, além de atividades sociais como reuniões festivas com a comunidade, mutirões de saúde, ações de cidadania em parceria com o judiciário.
Nosso plano de trabalho inclui também a formação de uma banda marcial em parceria com entidades religiosas da cidade, cujo os ensaios serão na Arena Rotary.
Blog - Você até mencionou oficinas e cursos em parceria com a Secretaria da Retomada. Pode detalhar quais áreas serão contempladas e quando devem começar?
Iraídes Alves - Sim, no nosso Plano de Trabalho de 2026 estão previstas algumas parcerias tanto com entidades públicas como privadas que atuam no nosso município. A Secretaria da Retomada por meio do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (COTEC), polo de Palmeiras de Goiás, disponibilizará neste ano cursos na área de estética e culinária. Após a conclusão destes cursos os formandos terão acesso a recursos financeiros para iniciar sua atividade, o que entendemos ser um apoio fundamental para que as pessoas promovam sua independência financeira.
Destaco também as parcerias com os associados do Rotary Club de Trindade, a exemplo do Instituto Florence, que oferecerá cursos como Rotina Administrativa e a parceria com WL Auto Center para a oferta de cursos de mecânica automotiva, inclusive atendendo as demandas da região leste de Trindade.
Blog - Como esses cursos podem contribuir para a inserção dos jovens no mercado de trabalho e para melhorar a qualidade de vida da comunidade?
Iraídes Alves - Os cursos propostos pela ART visam principalmente os jovens que precisam trabalhar mas não possuem qualificação, e desta forma estaremos preparando novos profissionais para o mercado de trabalho de Trindade e cidades vizinhas.
Por outro lado, estaremos também suprindo uma demanda dos empresários que têm dificuldades em encontrar pessoas qualificadas para preencher vagas nas empresas.
Com trabalho digno, renda compatível com sua função, esses jovens terão sua independência financeira, podendo investir em novos projetos pessoais e profissionais.
Desta forma a ART estará contribuindo para a geração de empregos e renda no município de Trindade, transformando vidas que é o nosso propósito enquanto instituição voltada ao social.
Blog - Existe algum projeto para ampliar ainda mais a estrutura da ART, além da reforma do prédio já aprovada?
Iraídes Alves - Por meio de uma Emenda Parlamentar do companheiro e deputado George Morais, já temos aprovado um projeto de reforma da sede da ART, mas ampliação não será contemplada neste momento. As obras serão de melhoria da estrutura física atual como pintura, reboco dos muros, forro, piso de granitina entre outras. No entanto, minha preocupação é a otimização das áreas sem utilização, ou seja, o terreno vazio que vai da quadra até as margens do Córrego Barro Preto. É necessário promover um estudo que visa apontar opções de uso racional desta área que traga benefícios para a comunidade e que respeite o meio ambiente.
Blog - Qual é a visão da ART sobre o papel do Rotary na transformação social em Trindade?
Iraídes Alves - Veja bem o Rotary Club é uma organização global formada por líderes voluntários, fundada em 1905 por Paul Harris, atuando em mais de 200 países, focada em prestar serviços humanitários, promover a paz, a integridade e a boa vontade, unindo profissionais para resolver problemas locais e mundiais. Neste contexto, a ART é o coração do Rotary Club de Trindade, onde os projetos e programas se tornam realidade e a transformação da vida das pessoas se concretiza, seja pela arte, educação, esporte ou nas ações sociais.
Blog - Como a ART pretende fortalecer a relação com outras entidades e órgãos públicos para ampliar suas ações?
Iraídes Alves - A ART é uma entidade aberta e toda forma de parceria legítima que traga benefícios à comunidade. Em 2025, sob coordenação da diretora executiva, Valdelícia Castro, foram realizadas importantes ações no sentido de preparar a ART para fortalecer as relações com os órgãos governamentais e não governamentais.
O cadastro no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e, posteriormente, o CNEAS, a parceria com a OVG foram passos importantes para assegurar a legalidade de nossas ações e abrir caminhos para novas parcerias e convênios, no início do ano já receberemos dois voluntários pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). As perspectivas são excelentes, pois novas parcerias deverão ser realizadas com o apoio dos órgãos governamentais e da comunidade empresarial de Trindade.
![]() |
| Iraídes Alves: Momento marcante, ser voluntária. |
Blog - Qual foi o momento mais marcante da sua trajetória profissional e pessoal que você considera determinante para chegar até aqui?
Iraídes Alves - Sempre quis ser voluntária e já realizei algumas atividades, principalmente em Goiânia com pessoas em situação de rua e pacientes do Hospital Araújo Jorge. A chegada da aposentadoria e a independência dos filhos me deram mais tempo para os estudos, a dedicação ao Rotary Club e às atividades voluntárias.
O período do curso da Administração na UniAlfa foram riquíssimos de aprendizado e foram marcantes para que eu pudesse ter conhecimentos e experiências como gestora de entidade de prestação de serviços voluntários.
Blog - Como você define liderança e qual é o maior desafio de liderar uma entidade como a ART?
Iraídes Alves - Interessante sua pergunta porque meu TCC na Unialfa foi exatamente sobre o papel do líder nas organizações. Penso que um líder é sobretudo uma pessoa que na sua função sabe compartilhar o poder e os seus conhecimentos, busca autonomia do outro por meio de responsabilidades, usa flexibilidade das regras e normas, contribui com feedbacks e orientações, promove o diálogo, incentiva a equipe no processo produtivo.
Acredito que posso exercer uma liderança positiva na ART e na comunidade valorizando a equipe, promovendo o diálogo com pais, alunos, membros do Rotary Club de Trindade, entidades públicas e privadas do município que possam agregar ao nosso projeto.
Nosso maior desafio será unir as pessoas nos ideais e princípios que norteiam nosso Plano de Trabalho, porque o sucesso das ações do ART depende do comprometimento de todos, rotarianos, comunidade, órgãos públicos e entidades privadas.
Blog - Que conselho daria para jovens que desejam atuar em projetos sociais e comunitários?
Iraídes Alves - Não percam tempo! Ser voluntário em projetos sociais é um privilégio e um oportunidade para fortalecer seus valores morais e éticos, e com certeza vai ser muito útil no seu futuro. Hoje já tem empresas que ao avaliar os candidatos a determinadas vagas priorizam currículos que possuem trabalhos voluntários.
Blog - Qual é o legado que você gostaria de deixar para a comunidade de Trindade por meio do seu trabalho no Rotary?
Iraídes Alves - Trabalhar com amor e dedicação sem esperar reconhecimento, pois o mais valioso reconhecimento é a sua consciência.
Blog - Qual é a mensagem que você gostaria de deixar para a comunidade sobre a inauguração da Arena Rotary e os próximos passos da ART?
Iraides Alves - Quero conclamar a comunidade trindadense a conhecer o Rotary Club de Trindade, bem como seu trabalho no mundo em prol da melhoria da vida das pessoas, na erradicação da Pólio e na promoção da paz! Um mundo melhor começa com nossas próprias ações! Venha fazer parte deste grupo de pessoas unidas para fazer o bem!



Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.