Deu no jornal Informativo Trindadense


Redes Sociais
Até quando internautas e blogueiros vão utilizar a internet para atacar pessoas de bem, sem nada acontecer? Internautas irresponsáveis usam as redes sociais com o único objetivo de denegrir pessoas honradas de nossa sociedade. Até quando estes despreparados vão continuar a escrever o que querem sem nenhuma punição das nossas autoridades? Não é censurar o direito de liberdade de expressar, mas é necessário impor regras e limites para alguns destes “blogueiros” que todos os dias destilam o seu “veneno” nas redes sociais. Alô, Ministério Público, vamos fiscalizar.

Só um comentário
A notinha acima, em azul, está na página 23 da edição de dezembro/2013 do Informativo Trindade, com a assinatura do editor Alair de Paula. Questão de opinião do responsável pelo principal jornal de Trindade, publicação que está em circulação ininterrupta há 19 anos, convém ressaltar, e que se manifesta pela punição dos internautas que andam por aí escrevendo o que bem entendem sobre as pessoas de Trindade.

No meu entendimento faltou dizer quem ou quais são os blogueiros que têm denegrido as “pessoas honradas” de Trindade. Nas comunidades, principalmente no Facebook, realmente há alguns participantes de pesam muito a mão quando emitem seus pontos de vista a respeito dos políticos ou mesmo de servidores públicos, sejam eles efetivos ou comissionados. Quanto a blogs mesmo, não tenho visto muitas publicações se ocupando das coisas daqui da “Capital da fé” não.

Como existe uma legislação inteira, o código civil, por exemplo, em pleno vigor, imagino que cabe àqueles que se sentirem ofendidos, atingidos em sua honra, acionar a justiça em busca da reparação do dano sofrido. Há decisões judiciais por este Brasil de meu Deus decorrentes de ações movidas por pessoas consideradas lesadas por comentários ou notas publicadas nas chamadas redes sociais (Facebook e Twitter, principalmente) estabelecendo punição aos autores de desatinos naqueles espaços. No frigir dos ovos é aquela velha história, quem diz o que quer acaba ouvindo o que não quer.

O debate, principalmente relacionado à política, é muito bem-vindo e necessário. Comunidades como a TEP (Trindadenses Engajados Politicamente) e a TEP Livre no Facebook cumprem parte desse papel de estimular a discussão a respeito dos rumos políticos da cidade. No entanto, percebe-se que muitas vezes a conversa por lá degringola para o bate-boca, mas isso não invalida o objetivo e, digamos, a missão da iniciativa. Mas em suma, é sempre bom que haja respeito às pessoas seja lá em que espécie de mídia for. Ademais, respeito e caldo de galinha nunca fizeram mal a seu ninguém.

Comentários