Trindade supera expectativas em Festival Gastronômico

Chefs Humberto Marra e Emiliana Azambuja.
Evento reúne 14 chefs e culinaristas com pratos exclusivos e à base de mandioca. Senac e Sebrae capacitam expositores e dão pitadas de conhecimento para alavancar negócios. Receitas mais que aprovadas pelos visitantes

ANTONIO ERASMO

Não seja escaldado e venha curtir este bom-bocado. Saia desse cozimento, não se faça de acanhado. Só uma gratinada por aqui pode não ser suficiente. Venha com calma, fique em banho Maria, saboreie mais um bolinho e experimente nosso guisado. Afinal, um petisco a mais sempre vale a pena. Aquela história de sair do espeto e cair na brasa pode até ser verdade, mas aqui eu lhe garanto que vai ser gostoso!” E assim, com versos rimados e bom humor, foi aberto o primeiro Festival Gastronômico e Cultural de Trindade, realizado de 28 a 30, naquele município. 

Durante três dias de evento o governo municipal e o trade turístico do Estado tiveram o privilégio de degustar uma saborosa iniciativa de consolidação do cenário gastronômico local. A cada lasca de mandioca e punhado de farinha ministrados nas receitas apresentadas pelos 14 expositores, muitos anos de trabalho e dedicação de profissionais do segmento de alimentação foram colocados à prova. E quem experimentou, aprovou. Tanto que no primeiro dia, às 22 horas, que era o horário previsto para o encerramento das atividades, alguns estandes já não tinham mais estoque.

O evento trabalhou conceitos como "Ruralidade" e "Comida de Romeiro", valorizando as origens do município e a vocação no turismo religioso. “Tentamos resgatar os aspectos sertanejos presentes nas receitas típicas de uma cidade que nasceu da atividade no campo”, explica Flávia Carvalho, secretária municipal de Turismo. Eles foram identificados a partir de um estudo feito para saber a maior aptidão da região. Todos os estandes apresentaram pratos à base de mandioca, alimento-chave escolhido como tema deste ano. Espaço também para ingredientes como frango, feijão, frutas, queijo e açúcar. 

Curadoria
Ao longo de três deliciosos meses, os chefs e culinaristas colocaram a mão na massa para aprender técnicas requintadas de preparo, higiene, decoração, manuseio e cozimento. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) deu generosas pitadas de conhecimento aos alunos. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) preparou a mesa para que os trindadenses e visitantes se sentissem em casa e, com o rigor que a boa gastronomia proporciona, se deliciassem no prazer dos pratos.

Os cursos de qualificação aos empreendedores, administradores de restaurantes, chefs e gastrônomos locais foram ministrados antes e durante o evento. "Além de mostrar a culinária típica de nossa cidade, um dos objetivos do Festival é qualificar a mão de obra nos estabelecimentos na área de alimentação e, consequentemente, melhorar o produto entregue ao consumidor", afirma Flávia Carvalho. Ela diz que haverá ainda um complemento das oficinas, que servirá como um balanço geral do que foi aprendido.

Para a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae Goiás, Larissa de Souza, o que há de mais saboroso nas feiras livres, restaurantes e bistrôs da cidade esteve no Festival. “Foi um momento para o público conhecer as pérolas da cozinha local, como a farinha de mandioca e a linguiça do mercado, que são produtos que também estão presentes nas mesas dos goianienses.” Receitas como o Escondidinho da Izabel, o Creme de Mandioca da Joaninha, o Tempurá da Regina e Caldo Galopé do Pelé foram algumas das delícias que compuseram o cardápio. 

Cultura
Além da boa mesa posta aos visitantes, apresentações musicais e artísticas animaram as três noites do Festival Gastronômico e Cultural de Trindade. A abertura oficial ficou a cargo do Coral Sertanejo que, logo após, deu espaço à Cozinha Show com os renomados chefs Emiliana Azambuja e Humberto Marra. Na sexta-feira, o palco principal recebeu o melhor do Sertanejo e Viola, com Marcelo & Adriano, Leo & Marcos, Vinícius & Tiago e Marco Aurélio & Teodoro. Para fechar o evento, Melodias da Terra, com números de voz e violão de artistas de um centro de arte local, o Ceconj. Em todos os dias houve sarau de poesias com o tema “Comida, Sertão e Mandioca”. A Praça da Prefeitura, que abrigou o festival, estava enfeitada com motivos natalinos, presépio em tamanho real, casa do Papai Noel, fonte de água e muitas luzes.

Comentários