Pela duplicação da Rodovia BR 364 o mais urgente possível.

Uma constante na BR 364: Carretas demais.
Estive em Mineiros, cidade a 425 Km de Goiânia (umas 5 horas de viagem, mais ou menos), no Sudoeste goiano, nesta semana e novamente fiquei impressionado demais da conta com o intenso movimento de veículos de todos os tamanhos pelas Rodovias BR 060 até Jataí e depois, a BR 364. Menino de Deus, que loucura é aquilo ali! Carretas de duas, de três carrocerias, as tais Romeu e Julieta, não param um minuto. E um negócio do outro mundo, verdadeiramente.

E o governo federal, pelo Ministério dos Transportes, decidiu duplicar a BR 060 somente até Jataí e daí em diante temos aquela pista de mão e contramão, simples. Dá medo, gente! Naquele sobe-e-desce típico da região de serras, uma paisagem deslumbrante, convém salientar, é uma aventura viajar por lá. Fico pensando como é que deve ficar alguém que percorre aquele trajeto, por exemplo, semanalmente. Diariamente então, socorro! Quem tem que fazer isso está sempre correndo risco grande a todo instante.

É, o sistema naquele trecho da BR 364 é bruto, digo para você que não conhece o lugar. O cara está seguindo sua viagem atrás de uma fila enorme de carretas a perder de vista aí, para ganhar tempo, tem que se aventurar a ultrapassar, digamos, umas três. Misericórdia! Dá um frio na espinha imediatamente, porque sempre lá na frente, do nada, aparece outra carreta em desabalada correria. E pior, em sentido contrário. Ou seja, no seu rumo. O camarada que trate logo de achar uma nesga de asfalto na pista para se proteger ou vai desta para uma melhor assim num piscar de olhos.

Aquela região é uma das rotas mais importantes por onde circulam mercadorias em geral e boa parte da produção agrícola e da pecuária de leite e de corte de Goiás e Mato Grosso também, caríssimos. Dizem que por ali igualmente circula uma quantidade grande de drogas, vindas dos nossos vizinhos a Colômbia, Paraguay, dentre outros. Mas por outro lado, quando passamos por aquela região vemos uma parte robusta do Produto Interno Bruto (PIB) em movimento, com certeza. E sobretudo a riqueza produzida no campo, vali salientar.

Por essas razões fico sem entender muito bem o porquê de não se duplicar a BR 364 até mais adiante, até a fronteira com o Mato Grosso, por exemplo? Com certeza isso ajudaria e muito a melhorar o escoamento da produção, facilitaria a circulação de mercadorias, poderia baixar os custos de transportes de cargas, geraria mais receita para as empresas e tributos para o setor público, tornaria mais seguras as incontáveis viagens que são feitas diariamente pela região. Ou seja, a duplicação da BR 364 é uma necessidade não apenas econômica, mas tem a ver com segurança no trânsito também. E com isso a gente não passaria tanto medo de acidente na pista sempre que viajamos para o Sudoeste goiano.

Comentários