Câmara Municipal de Aloândia tem nova sede

Neste sábado acontece a inauguração das futuras instalações do Legislativo municipal onde os vereadores aloandeses irão trabalhar a partir de fevereiro do próximo ano.


Fachada da nova Câmara Municipal de Aloândia.
Decidido a filar a bóia na casa dos meus pais neste fim de semana, peguei a estrada rumo a Aloândia, sul de Goiás, a pouco mais de 150 quilômetros de Goiânia. E neste sábado (27) pela manhã, saracoteando pela pequena cidade, me deparei com várias pessoas trabalhando no que me pareceu ser os últimos detalhes da mudança da sede do poder Legislativo aloandense para novo endereço, um prédio novinho em folha na esquina da Rua 5 com a Avenida da Cerâmica.

Sol quente demais da conta, ali por volta das 11h30, e um vai e vem de gente carregando móveis, enquanto outros trabalhadores subiam e desciam escadas ajustando luminárias e instalando central de ar-condicionado. Acompanhando todos os acontecimentos de perto, ou melhor, envolvido com os trabalhos então realizados, o presidente da Câmara Municipal de Aloândia, vereador Suemar Mendes Ferreira (PMDB), prestes a passar o comando para o presidente eleito, Tânio Gomes de Morais, dispensou alguns minutos para conversar com este blogueiro sobre o término da obra que marca sua passagem pela presidência do Legislativo aloandense, no período de 2013-2014.

“Estou me sentindo muito feliz por entregar hoje essa obra importante para nossa cidade. A população aloandense agora terá condições de participar ativamente dos trabalhos dos vereadores com mais conforto e funcionalidade também. Além disso, o Legislativo de nosso município a partir desse momento terá maior independência mesmo, pois estará em sua sede própria”, comemorou Suemar Mendes.

Vereador Suemar Mendes, presidente.
A nova sede da Câmara Municipal, que leva o nome de Enedina Gomes, tem um plenário com capacidade para receber 90 pessoas confortavelmente sentadas. Os 9 vereadores e 4 servidores administrativos terão plenas condições de cumprir bem os respectivos papéis, principalmente naquilo que toca à função de fiscalizar as contas do prefeito, discutir e votar os projetos de interesse da comunidade, segundo determina a legislação vigente.

Aloândia tornou-se município em 17 de junho de 1953 e o nome significa saudação à luz, iniciativa que teve a influência do jornalista João G. Chaves. O município tem pouco mais de 2 mil habitantes, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBEGE), e a receita da Prefeitura Municipal oscila ao redor de 700 mil reais por mês. O duodécimo da receita a que o Legislativo aloandense tem direito gira em torno de 49 mil por mês.

Não é lá uma grande quantia em dinheiro considerando-se as cifras do poder público, é verdade, mas a soma de esforços das duas instituições possibilitou a construção da nova sede da Câmara Municipal no valor de R$ 143.680,00, que iniciou em junho deste ano e foi concluída dentro do cronograma estabelecido. A inauguração será realizada neste sábado mesmo, quando “esperamos a presença maciça da população de Aloândia”, afirmou Suemar Mendes.

Como ocorre no Parlamento brasileiro, os vereadores encontram-se atualmente em recesso e o ano legislativo deverá iniciar a partir do próximo dia 15 de fevereiro.


Comentários