O Cara da Foto

Atleta de Trindade participará da São Silvestre, em São Paulo.


Mais 50 medalhas e três troféus por participação em importantes provas de corrida, compõem a galeria individual de atleta trindadense.


Zezinho Dentista e suas medalhas e troféus.

José Carvalho da Silva, 55, o Zezinho Dentista, como é conhecido em Trindade e região, está se preparando para participar, pela segunda vez, da tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no próximo dia 31. No apagar das luzes de todos os anos eis que na capital paulista acontece essa prova que reúne a elite dos maratonistas do mundo todo, Brasil no meio, claro, e Goiás também evidentemente, com outros milhares de atletas amadores.

Zezinho é formado em odontologia, mas atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Habitação, Urbanismo e Planejamento da Prefeitura de Trindade. O cara passou a se dedicar ao atletismo faz bem uns cinco anos. Só que há quatro anos está disputando provas de corrida e os resultados têm sido muito bons. Já estão devidamente contabilizadas 52 medalhas e três troféus conquistados por participações em importantes provas de corrida, meia maratona, no geral, em Goiás e, claro, em São Paulo, e em abril deste ano, na Maratona Internacional do Chile.

Na 88ª edição da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, em 2012, Zezinho percorreu os 15 quilômetros daquela prova em 1 hora e 23 minutos. Resultado muito bacana se você tem em mente que havia 16.354 participantes e essa marca colocou nosso atleta trindadense em 3.829º lugar. Em sua faixa etária, entre 1.750 corredores, ele terminou na 406ª posição. Não se consegue números assim tão facilmente para alguém que não é profissional. Tem que ter competência, dedicação e um excelente preparo físico, é claro.

Nos dias de preparação, Zezinho tem usado a camiseta do Blog do Sérgio Vieira. Lógico, que se trata de uma honra imensa para este blogueiro, que deseja todo sucesso a esse trindadense arretado. Para quem cumpre jornada diária de trabalho de 40 horas semanais, Zezinho administra como poucos o seu tempo. Duas vezes por semana Zezinho joga futebol com os amigos do Bacuri Futebol Clube. Semanalmente, em quatro dias é feito um revezamento entre treino na academia, puxando ferro mesmo para fortalecer a musculatura dentre outros benefícios, e corridas pelas ruas e avenidas de Trindade.

No meio de tanta dedicação ao esporte, Zezinho ainda consegue desempenhar, e bem, as funções de ministro da Palavra na Igreja Matriz de Trindade e manter sua movimentada vida social, digamos assim. Além disso, Zezinho atua na política local como um dos líderes do PSD, onde também militam o ex-prefeito Valdivino Chaves (presidente) e o ex-vereador Onival Corrêa, atual secretário municipal.

Ah, sim! É preciso cuidar muito bem da alimentação. Zezinho é um cara sem vícios, não fuma e não toma bebida alcoólica. Sabe aquele vinho de vez em quando? Nem isso ele tem feito e lá se vão anos a fio. Refrigerante também é um item que não faz parte do cardápio do atleta. “Como de tudo, inclusive doces quase todos os dias, mas com moderação”, informa o representante de Trindade na Corrida de São Silvestre deste ano.

Semana muito corrida é a de todo mundo, não é segredo algum. Só que Zezinho costuma percorrer aqueles 17 quilômetros que separa Trindade de Goiânia quase todo domingo pela manhã. Acontece que neste caso o nosso atleta sai daquele posto de combustíveis lá no viaduto da Avenida Castelo Branco com a Rodovia dos Romeiros (GO-060) e termina na Praça da Igreja Matriz, no centro de Trindade. Essa façanha aumenta a distância em, pelo menos, mais dois quilômetros. Quer dizer, a conta fica aí fácil, fácil, em 19 quilômetros percorridos durante algo como 1h e 40 minutos.

Na prova de São Silvestre deste ano, Zezinho pretende participar mas com uma meta claramente definida em sua mente. Bingo: baixar o tempo. “Meu objetivo agora é melhorar o tempo para 1h e 15 minutos, o que daria um tempo de 5 minutos por quilômetro”, revela o nosso atleta da “Velha Trindade da fé e do amor”. E este desafio não é brincadeira não. Os últimos dois quilômetros da Corrida de São Silvestre são difíceis, quase todo o trecho de subida e no final da disputa os atletas já queimaram boa parte da energia. Quer dizer, é preciso estar bem preparado e ter, digamos, administrado a capacidade física com competência para obter um bom resultado.

No domingo (28), Zezinho embarca para São Paulo, participará da prova da São Silvestre, na quarta-feira (31) e retornará à “Capital da fé” no mesmo dia. Aí certamente estará trazendo sua 53ª medalha de participação em uma importante competição do atletismo internacional. Daqui registramos nossa torcida. Boa sorte, Zezinho!


Comentários