E de novo o PTB de Trindade troca de comando

Altamiro Carvalho, o Mirim, é agora o homem forte do partido de Jovair Arantes


Neo-petebista e já presidente.
Quando a coisa não é bagunçada dificilmente o sujeito entra numa entidade e já vai logo para o principal posto de comando. É aquela história do cara que entra no ônibus e vai querendo se sentar na poltrona da janela. Nem sempre isso é possível para um novato ou cristão novo. Se o negócio é sério mesmo, é preciso mostrar serviço antes para depois sim ascender na cadeia de comando. Todavia, na política brasileira, goiana, trindadense, a banda toca em outro ritmo.

Mas antes, vamos remorar alguns fatos interessantes para, na sequência, deixar o que está dito acima perfeitamente compreensível para o internauta que vez por outra dá uma espiadinha neste blog. O grupo político que liderava o PTB em Trindade, em fevereiro deste ano se reuniu e decidiu reivindicar maior participação do partido na gestão do prefeito Jânio Darrot (PSDB), por entender que houve uma diminuição nesse aspecto. Clique AQUI e veja a notinha a respeito da reunião.

Os petebistas trindadenses estiveram reunidos com o prefeito Jânio, em março, quando apresentaram algumas reivindicações e a principal delas era retornar ao comando da Subprefeitura da região Leste (Trindade 2), que hoje nem existe mais na atual estrutura da Prefeitura Municipal, e indicaram o nome da vereadora Tia Aninha (PTB) para a função. O prefeito, digamos, não deu a menor importância à reivindicação do partido. E também ninguém mais falou no assunto.

O tempo passou e não é que o ex-tucano Altamiro Alves de Carvalho Júnior, o Mirim, secretário de Transporte e Mobilidade, que ocupa a função ambicionada pelos petebistas acabou dando o troco? Então o que está escrito no parágrafo inicial acaba de fazer sentido, internauta? Na política o cara já chega por cima, principalmente se tiver bom relacionamento com o rei. Agora Mirim assumiu a presidência do PTB de Trindade tendo como tesoureira Renata Costa Pereira. É que na Comissão Provisória dos partidos hoje em dia existem apenas estes dois cargos, os demais integrantes são apenas membros.

Claro que há petebista com mais tempo de casa chateadíssimo com essa coisa toda, pois o partido tem um vereador, o Leofonso Teixeira (Felinho), que aceitou ser secretário municipal de Esportes e Cultura, abrindo vaga na Câmara Municipal para que Tia Aninha, suplente, pudesse assumir o mandato e desde então vem desempenhando a função de líder do prefeito no Legislativo trindadense. Há também um ex-prefeito e ex-vereador, Dilson Alberto de Sousa, e até então o presidente da legenda era Claud Wagner Gonçalves Dias, ex-vereador e ex-secretário municipal.

O líder maior do PTB estadual, Jovair Arantes, pelo jeito nem quis saber desses “detalhes” locais, destituiu o atual presidente, entregando o partido para o Mirim, que é concunhado do prefeito Jânio Darrot, vale lembrar. Se cunhado não é parente, como diz o povo, concunhado então nem se fala. Só que na prática essa proximidade é muito forte e todo mundo enxerga nela uma relação de muita proximidade e afinidade, não há como negar.

Pela razão acima, o raciocínio de quem acompanha a política local é o de que tudo aconteceu com o “de acordo” do prefeito Jânio Darrot que deve estar pensando nas eleições do ano que vem. Só que o PTB já integrava sua base e o grupo à frente daquela legenda agora tem motivo para até se afastar da gestão. Pessoalmente, acho isso quase impossível. Mas afinal, politicamente falando, os petebistas que estavam trabalhando pela legenda foram desprestigiados, isso para amenizar a situação constrangedora. A mudança havida agora poderá fazer surgir um racha na base de sustentação do prefeito, que não terá vida fácil se realmente quiser disputar a reeleição.


Se política é a arte de “ciscar para dentro”, como costumam dizer alguns analistas políticos, ações como essa têm tudo para provocar justamente um resultado inverso, ou seja, esparramar o grupo e, no limite, transformar aliados em adversários. Desnecessário falar que o prefeito Jânio vai ter que conversar muito doravante com os contrariados, caso deseje manter esse pessoal ao seu lado, evidentemente.



Comentários