Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade chega ao fim



Uma festa de devotos cheios de fé, mas com os bolsos vazios



Missa Campal de encerramento da Romaria.
                                             
E a Romaria 2015 do Divino Pai Eterno em Trindade/GO termina mesmo neste domingo (5). Pela manhã houve a missa campal solene de encerramento, com a presença do Cardeal Lorenzo Baldisseri que presidiu a celebração, auxiliado por Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia, diante de uma multidão de fieis que lotaram a Praça Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, sob o sol deste domingo no “Coração do Brasil”.

Ao término de mais este evento religioso, certamente os números devem ter sido alcançados, com relação à quantidade de devotos esperados em Trindade pelos líderes católicos e gestores do município. Relembrando, 2,5 milhões de romeiros. Afinal de contas, é muito perceptível que centenas de milhares de pessoas vieram à “Capita da fé” dos goianos nestes 10 dias de Romaria. A movimentação tem sido até agora uma constante não apenas na pista destinada aos pedestres à margem da Rodovia dos Romeiros, a GO-060.

Agora é interessante notar também que do lado comercial da festa o destaque ficou por conta da queda nas vendas acusada por diversos comerciantes, vendedores ambulantes e gente do povo em geral, com quem conversamos nesses dias. Ouvimos de diversas pessoas que o “movimento neste ano foi muito grande mesmo, mas o povo está sem dinheiro e aí não adianta nada pra gente”, como me disse uma jovem que esteve trabalhando numa barraca de alimentos desde o final do mês de junho.
Barraca de alimentos na Romaria 2015 em Trindade.

Foi possível perceber que os devotos do Divino Pai Eterno vieram para Trindade cheios de fé em Deus, mas de bolsos vazios, na maioria dos casos. E é de impressionar os preços de algumas mercadorias à venda pelas ruas e avenidas mais centralizadas da cidade. Tem barraca onde se anuncia três camisetas de gola polo por R$ 10,00! Achei barato demais da conta, não é verdade? E este é apenas um exemplo das inúmeras “promoções” que os comerciantes estão realizando. Tudo isso em nome da crise que reduziu as vendas em quase um terço do que aconteceu no ano passado, segundo comentou conosco um experiente comerciante local que pediu para não ser identificado aqui.

Para quem mora em Trindade essa chiadeira soa como algo normal. Entra festa, sai festa, e tem gente dizendo ter levado prejuízo e que nunca mais voltará aqui para fazer negócio. No entanto, eis que no próximo ano a gente se depara com a mesma barraca aberta com as mesmas pessoas trabalhando. Tem esse lado aí de verdade, mas não dá para negar que dessa vez temos visto menos pessoas carregando sacolas de compras por esses dias. É um sintoma de baixa nas vendas, convém salientar.

Observado o evento pelo aspecto que realmente importa, o religioso, realmente Trindade a cada ano que passa vai se firmando mais e mais como um grande centro do catolicismo brasileiro. Lembro-me de ter ouvido alguém comentando que a Festa de Trindade acontece de qualquer forma. Mesmo se ninguém preparar nada nem as autoridades ou os líderes religiosos, os devotos do Pai Eterno vêm à cidade para celebrar a fé em Deus, no final de junho, início de julho. Acho que esse raciocínio traduz bem a importância que muitos cristãos conferem à Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade.



Comentários