Igreja divulga balanço final da Romaria 2015



Romaria terminou no domingo e produziu grandes números


Multidão de fiéis na missa de encerramento da Romaria.
         
A Romaria do Divino Pai Eterno, deste ano, chegou ao fim neste domingo, 5 de julho. Foram dez dias repletos da fé e força da devoção que nasceu em Trindade, há mais de 170 anos, e conquistou o Brasil. Este ano, a participação efetiva dos fiéis no Santuário Basílica e Igreja Matriz de Trindade foi significativa. A Festa teve início no dia 26 de junho e o balanço deste ano, segundo informações da Polícia Militar, é que cerca de 2,8 milhões de pessoas passaram por Trindade durante esse período.

Com o tema “Consagrados ao Pai Eterno”, a Romaria 2015 teve como proposta a renovação da fé com base nos Sacramentos oferecidos pela Igreja. O tema “Consagrados ao Pai Eterno” se fundamenta na Carta Apostólica do Papa Francisco que busca chamar a atenção dos devotos para entender o verdadeiro significado de ser consagrado. Direcionado aos religiosos e religiosas do mundo inteiro, o documento mostra que toda pessoa cristã batizada é consagrada ao Pai Eterno pelo Batismo para exercer sua missão de colaborador de Jesus Cristo no anúncio da Copiosa Redenção.

Ao todo, foram 115 missas, 45 novenas, 11 procissões e 30 orações do terço, além de alvoradas, vigílias, centenas de batizados e milhares de confissões. As celebrações eram realizadas de hora em hora, no Santuário Basílica e na Igreja Matriz, para atender a demanda de fiéis. Padres e religiosos de todo o Brasil, e até do exterior, estiveram presentes colaborando nas celebrações.

Nesta segunda-feira, dia 6 de julho, às 5h30, houve missa em homenagem aos romeiros falecidos. Houve ainda celebrações às 7h, 10h e 19h30, na Basílica; e 7h, 9h e 19h, na Igreja Matriz.

Segurança e atendimento
Durante os dez dias de Romaria, muitos romeiros fizeram a pé o caminho pela Rodovia dos Romeiros (GO-060). No Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), estrutura montada nesse trajeto pela Organização das Voluntárias de Goiás, foram distribuídos 300 mil pães e 270 mil copos de leite, café, chá e suco. Houve ainda distribuição de laranjas, atendimentos de enfermagem, área de descanso e banheiros.

De acordo com o tenente-coronel Emerson Divino Ferreira, comandante da 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), este ano foi muito importante o apoio da Igreja, especialmente com o Ponto de Encontro, estande destinado a achados e perdidos e também ao apoio em caso de pessoas que se perdessem de seus amigos e parentes. Além disso, ele afirma que o posto médico montado próximo ao Santuário também ajudou muito. “Isso contribuiu muito com o nosso trabalho durante a Romaria 2015 que, na parte religiosa, foi uma festa muito tranquila e organizada”, destaca.

Em relação à segurança, para o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Henrique Segato de Melo, a Romaria 2015 foi uma festa muito boa e organizada, graças à parceria de vários seguimentos responsáveis pela estrutura da Festa. “Foi uma festa excelente e muito organizada”, diz.

História da devoção
Tudo começou por volta de 1840, com o encontro de um medalhão por um casal de lavradores. Nele está retratada a Santíssima Trindade - Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo - coroando a Virgem Maria. A partir desse momento, nasce a devoção que deu origem à Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, que acontece anualmente e tem reunido milhares de pessoas. Hoje, esse é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Com o passar dos anos, a devoção cresceu. Hoje, a estimativa do número de visitantes gira em torno de 4 e 5 milhões nos pontos religiosos e turísticos da cidade, principalmente, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e a Paróquia do Divino Pai Eterno ou Igreja Matriz de Trindade. São centenas de caravanas que chegam todo mês. Semanalmente, cerca de 5 mil novos fiéis visitam a cidade, o que resulta em um crescimento anual de 20% no número de peregrinos ao ano. Somente durante os dez dias de festividades, mais de 2,5 milhões de devotos vão à cidade.

Informações da Assessoria de Imprensa da Afipe.


 

Comentários