Valdivino Chaves continua sendo protagonista da política trindadense

Ligeiras impressões sobre uma conversa com o ex-prefeito de Trindade


Nesta quinta-feira (23) à noite, participei de um agradável bate-papo sempre interessante com um dos principais personagens políticos de Trindade dos últimos 50 anos, com certeza. Acompanhado do procurador federal Claud Wagner Gonçalves Dias, este blogueiro fez uma visita ao Valdivino Chaves Guimarães (PSD). Conversar com o Chaves é sempre uma oportunidade imperdível de ouvir relatos de acontecimentos da política local.

E o repertório daquele que foi prefeito de Trindade por 3 mandatos, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) é vasto e contempla diversos outros temas além da política, vale dizer. Torcedor do Vila Nova Futebol Clube, Valdivino Chaves é daqueles que se sentam diante do televisor para assistir às partidas do Tigrão ou qualquer outro bom jogo das transmissões televisivas nas noites de quarta-feira. Ah, e os casos de gente da “Velha Trindade da Fé e do Amor”, ocorridos no “tempo do onça”, que o Chaves sabe tirar do baú durante uma boa conversa?

“Estou muito bem e nos últimos tempos ando fazendo o que mais gosto que é conversar com os amigos”, nos disse Valdivino. E visitar, receber, conversar, parece ter saído de moda mesmo. As pessoas estão ficando cada vez mais isoladas, preferindo interagir no mundo virtual, não raras vezes até com “amigos” da internet, principalmente no Facebook, ao invés de estar presencialmente jogando conversa fora com aluguém de carne e osso. Tempos modernos, né?

É evidente que falando com o Valdivino Chaves a prosa não se restringe apenas aos fatos do passado. Afinal, no auge dos seus 73 anos, com saúde para dar e vender e uma lucidez e memória invejáveis, o senhor Chaves continua sendo importante e procurado interlocutor político da “Capital da fé”. Não tem jeito, mas as decisões políticas da cidade sempre passam pelo Valdivino há décadas. Tem sido assim e também por essa razão é muito interessante trocar umas ideias com o Valdivino se a gente deseja entender melhor o xadrez político que já está começando a ser montado visando às eleições de 2016.

Presidente da Comissão Executiva Provisória do PSD local, que integra a base de apoio do prefeito Jânio Darrot (PSDB), Valdivino Chaves, digamos, teria dificuldades de se lançar candidato outra vez ao comando do poder Executivo trindadense nas eleições do ano que vem. Os “donos” regionais das legendas políticas em Goiás costumam destituir as comissões nos municípios onde ocorrem algum problema ou contrariedade com os interesses maiores daqueles que efetivamente mandam. Basta notar o que aconteceu com PTB de Trindade agora, por esses dias.

A propósito disso, vale salientar a uma informação como adendo ao que está dito acima. O deputado federal Jovair Arantes, o mandachuva do PTB em Goiás, simplesmente trocou o comando do partido em Trindade como quem muda o gerente de sua empresa, passando a presidência local da legenda para Altamiro Alves de Carvalho Júnior, o Mirim, secretário municipal de Trabalho e Mobilidade, respondendo interinamente também pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional. Simples assim. Em tempo, Mirim é, além dessas coisas todas na Prefeitura Municipal de Trindade, concunhado do prefeito Jânio Darrot.

Mesmo numa situação política, digamos, limitada para se lançar candidato e sem que ele fale a respeito, ouve-se bastante pela cidade que Valdivino disputará as eleições de outubro de 2016. Perguntado por este blogueiro a respeito de sua possível candidatura àquele que, vencendo a disputa, seria seu quarto mandato de prefeito em Trindade, Valdivino Chaves nega e destaca a participação de membros de seu partido na atual administração, mencionando sua boa relação de respeito e amizade com o prefeito Jânio Darrot. Pois é, pois é, pois é.

Agora, todo mundo sabe que político que é político não sai por aí falando que será candidato a isso ou àquilo, a torto e a direito. O normal é deixar meio que subentendido até para criar um certo “disse que disse” no eleitorado e, assim, poder também ter uma impressão mais precisa a respeito do nível de aceitação popular de uma possível candidatura, não é verdade? Por exemplo, lá em Goiânia, nos bastidores, pouca gente duvida que Iris Rezende (PMDB) será candidato a prefeito nas eleições do ano que vem, mas o experiente homem público não admite essa possibilidade nem a pau. Daí, o negócio é prestar atenção às entrelinhas das conversas, bem como observar a movimentação do político.

No caso do Valdivino Chaves é certo que se trata de um experimentado político que ama sua terra, conhece tudo da cidade, sabe bastante de administração pública, se relaciona muito bem com ocupantes de importantes postos de comandos das instituições goianas, além de estar afiado a respeito dos problemas atuais enfrentados pela população local. Lógico, tem ideias de como resolver ou deixar bem encaminhadas as soluções para diversos pontos da problemática dos dias de hoje. E essas coisas todas somadas fazem do senhor Chaves um político com credenciais para, no mínimo, ser levado em conta dada sua capacidade de influenciar e mobilizar gente que gosta e faz política em Trindade.

Da visita comentada nessa notinha, saí com a impressão mais reforçada ainda de que as eleições do próximo ano vão repetir os pleitos mais recentes nos quais o jogo político local deverá ocorrer com a participação relevante de Valdivino Chaves. A questão a ser esclarecida é se o senhor Chaves será protagonista ou apoiador de uma candidatura ao comando do Executivo municipal, no embate eleitoral de outubro de 2016. Agora é cedo demais para arriscar qualquer palpite a respeito. Mas quem viver, verá.


Comentários