Prefeito Jânio se movimenta para evitar maiores problemas em sua base de apoio

PP de Trindade deve ser mesmo o destino de grupo de ex-petebistas



Vice-governador José Eliton e prefeito Jânio Darrot: Fortalecendo
o PP com a entrada de grupo descontente com
os rumos do PTB de Trindade.
O diretório regional do PTB resolveu passar o comando da legenda em Trindade para Altamiro Alves de Carvalho Júnior (Mirim), secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, respondendo interinamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento que, na prática, toma conta do que antes de chamava Subprefeitura da Região Leste ou Trindade 2. O pessoal que estava à frente do partido, caso de Claud Wagner Gonçalves Dias, presidente, vereadores Leofonso Teixeira Ramos (Felinho), secretário municipal de Esportes, Lazer e Cultura, bem como o ex-prefeito Dilson Alberto de Sousa, foram totalmente ignorados pelo líder petebista goiano, deputado federal Jovair Arantes, para quem inclusive esse grupo pediu votos nas últimas eleições. Que forma bacana de demonstrar gratidão aos ex-companheiros foi essa do parlamentar, vale dizer.

A mexida, claro, provocou um abalo na base de sustentação do prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), evidentemente. O fato de existir proximidade familiar de Jânio com Mirim, são concunhados, fez com que a puxada de tapete, digamos assim, ganhasse ares de uma decisão com a concordância do prefeito da “Capital da fé”, e isso tinha tudo para causar sérios problemas lá pelas bandas do conjunto de partidos que apoiam a atual administração. E ao pensar no xadrez que está por ser jogado no tocante à formação da chapa majoritária governista (será que vai continuar sangue puro tucano: Jânio-Prefeito, Cabriny-Vice?), já se tem uma noção de que é bem melhor para Jânio evitar ao máximo a ocorrência de problemas evitáveis, por assim dizer.

Agindo rápido nos bastidores políticos, Jânio Darrot trabalhou para que o grupo, até o momento petebista (as desfiliações ainda não ocorreram, mas são favas contadas), desembarque nas fileiras do Partido Progressista (PP), hoje comandado em Goiás pelo vice-governador José Eliton. Em Trindade, a legenda é presidida por Alexandre César, secretário municipal de Meio Ambiente, que não se opôs à mudança e afirmou que o partido recebe todo o grupo de braços abertos e César não tem qualquer “vaidade” em permanecer como presidente local da sigla, o que vem sendo entendido no meio político como a oferta do comando do PP em Trindade por alguém do grupo que está de malas prontas para o partido. Um adendo: Claud Wagner, Felinho, Dilson Alberto, Frederico Simão e outros, já estiveram à frente do PP, nos tempos do ex-governador Alcides Rodrigues.

Foi o próprio prefeito Jânio que apresentou os participantes da reunião ao vice-governador, comandante do PP goiano, como reforços para sua legenda. Lógico que as palavras ali foram elogiosas e de agradecimento recíprocos. E como seria diferente? Assim do nada, a legenda progressista trindadense acaba por ser fortalecida, podendo passar a ter mais um secretário municipal e uma vereadora, o que não é pouca coisa quando se observa a política de Trindade. Ao término dessas negociações, o PP ganhará mais tônus político-eleitoral, com dois secretários municipais e uma vereadora. Agora, quanto à definição da presidência local do PP, o vice-governador ficou na dele. “Vocês conversem e, tenho certeza, vão decidir o que for melhor para o partido em Trindade”, afirmou.

Como resumo da ópera, o prefeito Jânio Darrot certamente ficou bem com o vice-governador José Eliton, uma vez que trabalhou para fortalecer o partido daquele que já vem sendo apontado como candidato à sucessão do governador Marconi Perillo lá nas eleições de 2018. E isso é sempre bom, ter crédito político com potenciais personagens principais da disputa eleitoral, não é verdade? E ouvi de um dos integrantes do grupo que o comando regional do PTB goiano dispensou: “Sair de perto de um político que só pensa em si mesmo e não valoriza os companheiros é muito bom”. Numa palavra, algo mudou na base de sustentação política de Jânio Darrot para ficar tudo como estava antes, se é que me faço entender.

Filiação à vista!
Entre os participantes da reunião pepista, eis que lá estava engrossando o caldo dos apoiadores do vereador Felinho, o advogado Álvaro Valério Batista de Pádua (foto ao lado), que inclusive se candidatou a vereador nas eleições municipais de 2014, filiado ao PC do B, quando obteve 258 votos. Por ser amigo pessoal e politicamente próximo ao ex-prefeito Ricardo Fortunato (PMDB), pensava-se que Álvaro Valério pudesse vir a optar por se filiar à legenda de Iris Rezende. Só que Álvaro Valério nos afirmou estar sem partido, não pensa em se candidatar novamente, e vai se filiar ao PP, caso o grupo egresso do PTB realmente entre para a sigla progressista.



Comentários