Hoje à noite haverá sessão na Câmara Municipal de Trindade

Na pauta segunda votação do Orçamento da Prefeitura 2016 e a escolha do presidente do Legislativo trindadense para o ano que vem



Nos bastidores políticos a conversa do momento tem a ver com a sessão de logo mais à noite, por volta das 19h30, na Câmara Municipal de Trindade, em sua sede no Jardim Primavera. O público não costuma dar muita atenção aos trabalhos dos 17 vereadores, mas seria interessante que houvesse por lá mais gente, principalmente pessoas que, digamos, sem militância política, uma vez que as cadeiras do plenário Hilton Monteiro da Rocha recebem mais constantemente um pessoal muito ligado à atividade político-parlamentar.

Da pauta da sessão desta noite de terça-feira (15) deverá constar ao menos dois temas que têm mobilizado os ilustres edis da “Capital da fé” nos últimos dias. Primeiramente, o projeto de Lei Orçamentária Anual de 2016, o Orçamento da Prefeitura de Trindade, em sua segunda votação. Deve pintar, também, a escolha dos integrantes da Mesa Diretora do Legislativo trindadense para o próximo ano, com destaque, claro, para o cargo de presidente, a cadeira mais cobiçada daquele poder.

Hoje os bastidores da disputa pela presidência da Câmara foram movimentados. Teve reunião de vereadores com o prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), em ambiente fora dos limites territoriais da “Velha Trindade da Fé e do Amor”. Compreensível? Na, na, ni, na, não! Parece que os políticos daqui se sentem mais à vontade para fazer suas articulações tendo à mesa um bom churrasco e lá na Capital goiana, preferencialmente. Isso, pela base de sustenção ao atual prefeito, diga-se. Tudo bem, mas seria melhor ainda se ninguém apresentasse nota fiscal de almoço para tentar o reembolso da despesa, não é verdade?

Uma pequena consideração. Por quê cargas d'água os vereadores gostam de enfiar prefeito nas negociações para a escolha dos integrantes da Mesa Diretora do Legislativo? E isso, vale notar, não é costume apenas de Trindade não. Parece se tratar de uma regra de conduta da vereança. Lamentavelmente, ouso acreditar. Afinal de contas, os poderes devem funcionar de modo independente e harmônico, conforme estabelece a Constituição Federal de 5 de Outubro de 1988 que está em vigor e devia valer para todos os 5.570 municípios brasileiros.

Se os membros da edilidade arrastam o prefeito para negociar cargos internos, de representação do próprio Legislativo, isso demonstra subserviência em relação ao poder Executivo. Agindo dessa forma, os vereadores simplesmente transferem ao prefeito parte significativa do poder que os eleitores concedem aos legisladores. Eis uma prática que precisa ser banida do funcionamento do Legislativo o quanto antes melhor. Se o sujeito quer ser submisso ao prefeito que tente um cargo lá no poder Executivo, ora pois. Mas, dando “continuidade ao prosseguimento”, como diziam os caras da dupla Vira & Mexe, retomemos o fio da meada.

Que o Orçamento será aprovado não resta dúvida, agora a questão que tem merecido mais a atenção da edilidade trindadense é mesmo a escolha do novo presidente da Casa, que estará à frente do Legislativo em pleno ano eleitoral, quando certamente todo mundo retornará às ruas para pedir votos novamente ao eleitorado. Nesse momento, estar no comando da Câmara Municipal é sempre um trunfo poderoso para quem sobretudo estará tentando a reeleição.

Já escrevi em outros posts aqui sobre os nomes mais comentados para o cargo de presidente, mas o faço outra vez. Pela base do prefeito, ouve-se muito falar nos vereadores Agnelson Alves (PV) e Leobino Oliveira (PSDB); da oposição “nem tanto assim”, há um buxixo sobre o vereador Rildo Ferreira (PMDB). Mas tem gente por aí falando que haverá uma composição de interesses e, no final das contas, tudo se ajeitará mesmo em torno desses três nomes, todos com algum cargo na Mesa Diretora. Vai daí que o nome de Leobino Oliveira possa vir mesmo a ser o escolhido. Aguardemos só mais um bocadinho de tempo.



Comentários