Terça-feira de fortes emoções no Legislativo por esse Brasil de meu Deus

Em Brasília houve sessão tumultuada à tarde e à noite não deve ser diferente; em Trindade, os vereadores devem realizar sessão movimentada nesta terça-feira



Sede da Câmara de Trindade: Orçamento em tramitação.
Acompanhei na tarde de hoje (terça-feira, 8) parte da tumultuada sessão da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, que está às voltas com a análise do processo por quebra de decoro parlamentar cujo denunciado é ninguém mais, ninguém menos do que presidente da Casa, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ). As excelências lá no Planalto Central se reuniram por 5 sessões e ainda não conseguiram votar a chamada admissibilidade da matéria, ou seja, o início do processo em si.

Houve muito bate-boca entre deputados pró-Eduardo Cunha e aqueles que querem ver o parlamentar fluminense pelas costas, o mais rapidamente possível. Os trabalhos foram tumultuados demais da conta, e a gente fica sempre com a impressão de que os caras a favor e contrários ao presidente da Câmara dos Deputados acham que do lado de cá do balcão só existe gente besta que não consegue distinguir os interesses das respectivas turmas. Ah, deixemos isso pra lá, e amanhã (quarta-feira, 9) haverá sessão já convocada para iniciar às 13h30, quem tiver tempo e paciência pode sintonizar a TV Câmara e ver o pessoal em ação na defesa dos “interesses do país”. Sei!



Trindade
Enquanto isso, no Parlamento municipal, falo daqui mesmo de Trindade, hoje é dia de sessão dos nobres 17 vereadores lá na sede do Legislativo trindadense, no Jardim Primavera, cujo início dos trabalhos deve se dar ali por volta das 19h30, no plenário Hilton Monteiro da Rocha. O tempo, pelo que pudemos apurar em algumas conversas com gente bem informada a respeito das tricas e futricas do mundo da vereança local, deve ficar quente ao longo do desenrolar da sessão da edilidade da “Capital da fé” logo mais.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Economia da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Erik Cotrim (PROS), presidente, tendo ainda como membros, Rildo Ferreira (PMDB) e Ucleide de Castro (PMDB), decidiu colocar a Lei Orçamentária Anual, para 2016, na pauta da sessão desta terça-feira (8). E a proposta segue para votação no plenário da Casa da forma como foi encaminhada pelo prefeito Jânio Darrot (PSDB), sem alterações, inclusive a questão da autorização para a suplementação de até 50% das dotações orçamentárias. Parece que há insatisfeitos com essa decisão, até mesmo gente da base de apoio ao prefeito da “Velha Trindade da Fé e do Amor”, não queria exatamente isso agora não.

Vale a pena chamar a atenção, internautas, para o fato de que os vereadores também estã assoberbados com tanto trabalho em meio às trativas para se chegar ao nome do presidente do Legislativo trindadense para os próximos 6 meses. É que os vereadores de Trindade inventaram de isso de mandato semestral, e faz tempo. Dessa forma a maior parte dos nobres edis experimentam as delícias de ser presidente do poder Legislativo. E escolher um entre 17 nomes é tarefa custosa toda vida, não há como negar.

Num contexto desses, claro, analisar, debater e votar o Orçamento para o ano que vem acaba sendo uma espécie de carta na manga para quem demonstra disposição em negociar, no caso, com o chefe do Executivo municipal. Em tempo, o Orçamento para 2015 estimou as receitas em 192,5 milhões de reais. Bem, mas vejamos como é que será a sessão de logo mais na Câmara Municipal de Trindade que está longe de vir a ser a Câmara dos Deputados, mas não raras vezes também garante fortes emoções ao distinto público. Vejamos.


Comentários