Umas palavrinhas sobre as instalações do Vapt-Vupt de Trindade

Parece que a questão da mobilidade não é o forte daquele espaço de diversos serviços públicos



Prédio onde funciona o Vapt-Vupt de Trindade.


Foi agora, dia desses, que entrei na nova sede onde está funcionando o Vapt-Vupt em Trindade, ali na Rua Moisés Batista, Centro, ao lado da Prefeitura Municipal. Prédio novinho em folha, todo cheio de vidros, layout externo com pretensões modernosas, mas as instalações, penso eu, são inadequadas para o funcionamento de uma central de serviços dos mais diversos órgãos do poder público goiano, como é o caso dessas unidades do Governo de Goiás.

Serviços como os prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), a CELG DISTRIBUIÇÃO, a Saneamento de Goiás S/A (Saneago), têm um potencial enorme de atração de gente para suas sedes, considere agora que nos Vapt-Vupt há uma série de outros serviços disponíveis. Quer dizer, a probabilidade de haver sempre muita gente circulando naqueles locais é grande.

O que me deixou intrigado mesmo é que o acesso ao Vaput-Vupt não é lá muito simples não. Tem escadas, não vi rampas internas para facilitar a movimentação de um cadeirante, por exemplo, e enxerguei e usei um elevador para até 8 pessoas em cada viagem. Muito pouco adequado em se tratando de uma central de serviços públicos, ainda por cima há que se considerar a preocupação atual com a chamada mobilidade urbana, em que é conveniente garantir mais facilidades a todos, especialmente às pessoas portadoras de necessidades especiais, aos locais públicos.

Não é preciso que a pessoa faça grandes esforços visuais, ao olhar a foto acima, para se notar que o sujeito que precisa ir ao Vapt-Vupt de Trindade logo na chegada tem que subir uma rampa externa para entrar no prédio. Do lado de dentro, como mencionado acima, o cidadão terá que usar o elevador para até 8 pessoas ou subir a pé mesmo os degraus da escada para ter acesso à central de serviços propriamente dita. Ouso acreditar, perdão por ser repetitivo, que não pensaram muito na questão da mobilidade.

Ademais, o trânsito na região central de Trindade, sobretudo ali nas imediações da Praça Constantino Xavier, local da sede da Prefeitura Municipal, justamente onde se encontra agora o Vapt-Vupt, até que flui bem, graças, em larga medida, ao Divino Pai Eterno, pois os motoristas muitas vezes não ajudam. O nó da questão, não é segredo algum, tem a ver com a dificuldade de se encontrar vaga para estacionar o possante naquelas cercanias. Isso não é tarefa fácil para seu ninguém. Logo, seria de bom alvitre (que palavrinha é essa, gente!) instalar uma agência do porte de um Vapt-Vupt em local mais apropriado, creio. É só um palpite, claro.


Fotografia

No dia 11 de novembro deste ano, está lá na página do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), a notícia de que a “juíza Zilmene Gomide da Silva Manzoli, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, determinou que o governo retire, no prazo de 10 dias úteis, todas as fotografias de agente políticos das repartições públicas estaduais, em todo o território do Estado de Goiás. Além disso, proibiu a fixação de novas fotos desses agentes nesses locais. A multa diária, em caso de descumprimento, é de R$ 1 mil”. Leia a íntegra da matéria clicando AQUI. Ao menos no dia em que estive no Vapt-Vupt a fotografia do governador Marconi Perillo estava afixada na parede. Talvez a decisão judicial ainda não teve tempo de ser acatada, não é verdade? Pode ser. Claro também, sempre há um recurso capaz de mudar uma decisão tomada por um juiz. É isso aí!


Comentários