A hora de formar novos líderes e gestores públicos

Talvez um importante papel a ser desempenhado pelo prefeito reeleito Jânio Darrot seja criar condições para o surgimento de novos líderes políticos e gestores públicos competentes



Reeleito prefeito de Trindade, com 31.722 votos, coisa de 51,34% dos votos válidos, nas eleições do último dia 2 de outubro, Jânio Darrot (PSDB), está bem na fita na política goiana. Dos 132 prefeitos que tentaram a reeleição este ano, metade perdeu a disputa e isso aí valorizou a vitória dos 68 que obtiveram do eleitorado mais um mandato novinho em folha para o período de 2017 – 2020. Não é pouca coisa, vale dizer.

Para uma campanha que foi sem graça toda vida, como há muito não se via em Trindade, Jânio Darrot botou uma diferença de 9.711 votos sobre o segundo colocado, mostrando que tem forte apoio eleitoral para continuar à frente do poder municipal. E quem acompanha as tricas e futricas da política local, já percebeu que o prefeito Jânio terá todas as condições de montar a equipe de secretários de uma forma bastante livre de amarras e acordos.

Políticos com trânsito fácil na estrutura do governo municipal dizem que desta vez Jânio Darrot está muito à vontade para montar sua equipe de secretários, superintendentes e diretores. As novas regras que disciplinaram a campanha eleitoral deste ano baratearam os custos financeiros da disputa, de um lado, enquanto que os apoios políticos vieram muito mais por força do poder já consolidado. Afinal de contas, tratava-se de reeleição e a expectativa de permanecer no poder teve papel decisivo na montagem da coligação vitoriosa, integrada por 12 partidos.

Se isso estiver mesmo correto, tomara que o prefeito eleve à condição de prioridade neste seu segundo mandato a formação de novas lideranças políticas e de gestores públicos. A “Capital da Fé” ressente-se da escassez de líderes, não há como negar. Neste primeiro mandato de Jânio, que se encerrará no dia 31 do mês que vem, apareceu algum secretário ou político qualquer que pode ser considerado uma boa revelação deste período? Sei não, acho difícil apontar alguém.

Como fazer isso, formar novos líderes? Ah, essa coisa é lá com o prefeito. Talvez o primeiro passo seja escolher “pessoas competentes para os pontos estratégicos e ver quem desponta”, segundo me falou, dia desses, um renomado professor e empresário de Trindade. Agora, é preciso delegar poderes sim, dar uma tarefa importante a um membro da equipe, disponibilizando as condições para que “a missão dada” seja “missão cumprida” e daí se apurar o resultado para ver se alguém consegue se destacar, mostrando-se competente gestor ou líder capaz de tomar frente e fazer a “máquina” pública funcionar melhor e em favor da população. Isso tudo só irá acontecer, novamente, desde que “Sua Excelência” pense assim e decida trabalhar neste sentido. Do contrário, teremos mais do mesmo. Aguardemos.


Comentários