Falando um pouquinho sobre câncer de próstata

Mês de novembro é tempo de campanha de conscientização dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença






É preocupante saber que, para este ano, são esperados 61.200 novos casos e 13.772 mortes por câncer de próstata, no Brasil. Vale a pena o sujeito ficar atento e cuidar melhor da própria saúde, se não para manter-se vivo e saudável, mas com o objetivo de evitar tornar-se um número a mais na estatística acima referenciada. Como estamos em pleno Novembro Azul, uma campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, repercutimos aqui este alerta.

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata, segundo os especialistas, tem a ver com a idade maior ou igual a 50 anos de idade; aqueles homens com histórico de pai ou irmão com diagnóstico de tumor antes dos 60 anos de idade e também a população masculina de ascendência negra. Em tempo, a incidência e mortalidade do câncer de próstata aumentam após os 50 anos de idade, dizem os estudiosos da matéria.

Os sintomas mais frequentes da doença estão relacionados a dificuldades ao urinar; dor para urinar; e urinar várias vezes durante a noite. Caso o homem perceba algum desses sinais, convém marcar logo a consulta médica com o urologista mais próximo.

E atenção. Manter uma dieta equilibrada, com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; reduzir a ingestão de gordura; praticar, ao menos, 30 minutos diários de atividade física; evitar a obesidade; reduzir o consumo de álcool e abandonar o tabagismo, ajuda bastante pois estes são alguns fatores de prevenção da doença.

E para terminar, cuide-se bem!


Comentários