Justiça Eleitoral está mais atenta na análise das prestações de contas dos candidatos

As contas dos candidatos a prefeito, vice e vereador estão sendo analisadas com maior rigor neste ano e isso é uma excelente notícia





Os eleitores compareceram aos locais de votação em Trindade, em Goiás, e no Brasil inteiro, no dia 2 de outubro, isso onde não houve segundo turno. Em Anápolis e Goiânia, a propósito, o pessoal retornou às urnas, elegendo prefeitos, no dia 30 de outubro. Ao todo, aconteceu segundo turno de votação em 54 municípios brasileiros, vale lembrar.

Computados os votos, anunciados os eleitos, chegou a hora da verificação da prestação de contas dos candidatos pelos técnicos da Justiça Eleitoral que precisa concluir este trabalho para a diplomação dos vereadores, vice e prefeitos no dia 16 de dezembro próximo. Sem isso, este pessoal aí não terá como tomar posse no primeiro dia de janeiro do ano que vem para exercer os mandatos no período de 2017 – 2020.

E a novidade dessa vez tem a ver com a análise mais apurada da prestação de contas dos candidatos, por parte da Justiça Eleitoral. Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral em Goiás (TRE/GO) estão inclusive visitando empresas que emitiram notas fiscais entregues por candidatos no meio das respectivas prestações de contas, conforme já ouvimos relatos em Trindade recentemente. Ou seja, quem se candidatou nas eleições deste ano e resolveu prestar contas assim “mais ou menos” pode ter séria dor de cabeça como consequência. Essa disposição em analisar com maior cuidado tanto as receitas como as despesas de campanha, é uma reivindicação antiga de quem anseia por mais transparência nas disputas eleitorais.

Afinal, se o cidadão concorre a cargos eletivos é preciso deixar sempre tudo muito claro para o público votante e pagante de impostos. É sempre bom que a transparência seja marca, uma característica forte, daqueles que se propõem a representar a sociedade nos poderes executivo e legislativo. Aguardemos o resultado final deste “pente fino” da Justiça Eleitoral nas contas de campanha das eleições deste ano.

Crédito da imagem: TRE/RN



Comentários