Santuário de Trindade celebra dez anos do título de Basílica

O título é concedido pelo Vaticano somente às igrejas com grande fé e devoção





O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), realizará neste sábado, 19 de novembro, às 17h30, Missa em Ação de Graças pelos dez anos de instalação da Sacrossanta Basílica. Para o reitor da Basílica, Pe. Edinísio Pereira, a celebração é a prova do reconhecimento do amor do Divino Pai Eterno para com seus filhos e filhas. “Ver a fé estampada no olhar de tantas pessoas que vêm de todos os cantos do Brasil, só nos faz ter certeza de que a responsabilidade de ser Basílica está sendo cumprida”, diz o padre.

A lembrança desta data está na memória de muitas pessoas que relembram com carinho deste momento tão importante. O Missionário Redentorista Pe. Marcelino Ferreira, que hoje é o prefeito do Santuário Basílica, era ainda noviço quando o Santuário recebeu esse título e lembra, com emoção, daquele dia. “Foi aqui que pude experimentar o amor do Pai Eterno e recebi minha ordenação presbiteral. Agora, como padre, poder trabalhar como anunciador deste amor para todos os devotos é muito gratificante”, afirma.

O Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira, que, naquela época, era reitor do Santuário, afirmou que ficou muito feliz ao receber essa graça: “Para mim, conseguir, no meu trabalho, esse título por um trabalho tão bem efetivado, que eu e uma equipe escolhida fizemos acontecer, naquele momento celebrativo, foi como se fosse o ápice, mas também um momento de muita resignação. Obrigado, Senhor. Aqui está Vosso servo!”.

História
A Basílica de Trindade é a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. O título foi concedido pelo Papa Bento XVI, em abril de 2006, durante a comemoração ao Jubileu de 50 anos da Arquidiocese de Goiânia. O pedido foi enviado pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, à Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. A cerimônia de instalação da Basílica aconteceu seis meses depois, no dia 18 de novembro.

Foi na celebração de instalação que dois símbolos importantes foram abençoados: o tintinábulo e a umbrela. Os dois ficam expostos no Santuário indicando que a Casa Santa tem o reconhecimento do Vaticano. Na época, centenas de romeiros, trindadenses e autoridades eclesiais estiveram presentes na celebração solene e testemunharam o reconhecimento do Vaticano à devoção e evangelização realizada pela Igreja Católica e disseminada no mundo todo.

Já são dez anos desde o dia em que o Santuário do Pai Eterno passou a se chamar Basílica Menor do Divino Pai Eterno. Uma devoção que hoje é cada vez mais forte e conhecida. Uma experiência de fé que entrou para a história daqueles que amam e servem o Pai. “O reconhecimento da Santa Sé de que esse lugar é sagrado serve como modelo e exemplo, extensão das quatro Basílicas Menores de Roma, traz no coração o sentimento de gratidão a Deus”, destacou Pe. Robson.


Informações da Assessoria de Imprensa
da Afipe (Pollyana Reys e Simone Borges).


Comentários