Agora já são 8 mortes de internos da Vila São Cottolengo

Seria bom que as autoridades municipais, o prefeito ou a secretária de Saúde, se manifestassem urgentemente sobre providências que serão tomadas para controlar o surto de H1N1


O jornal O Popular nos conta em sua edição digital desta segunda-feira (12), que aconteceu, no domingo (11), a oitava morte de interno da Vila São Cottolengo, em Trindade. O paciente estava internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e a causa anunciada foi sepse, agravada ainda por complicações da Gripe Influenza, decorrente da contaminação pelo vírus H1N1, cujo diagnóstico foi anunciado no sábado (10), em entrevista coletiva na entidade. Outras sete mortes ocorreram no período de 24 de fevereiro e 5 de março. Apesar de Sandro Albino, diretor técnico do Hospital da Vila, durante a entrevista, ter afirmado que “não há motivo de preocupação para a população externa”, seria de bom alvitre que a secretária municipal de Saúde viesse a público para anunciar alguma medida preventiva, como a adoção de providências para a vacinação dos trindadenses, o mais rapidamente possível. Justamente nesses momentos assim que o cidadão espera ver o prefeito e os principais auxiliares se manifestando, dizendo o que, quem, quando, como e com que recursos, algo será feito para evitar que a situação, este surto da Gripe Influenza, fique fora de controle das autoridades e profissionais da área. Falar platitudes em eventos festivos é muito fácil. Veja, em azul, a notícia na íntegra.



Sobe para 8 o número de pacientes mortos na Vila São Cottolengo

Morte do paciente foi ocasionada por sepse, mas pode ter sido agravada por complicações do quadro de H1N1, segundo assessoria de imprensa da unidade



Morreu no domingo (11) mais um interno da Vila São José Bento Cottolengo, instituição de saúde e assistência social, na região metropolitana de Goiânia. Ele estava internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). De acordo com a Assessoria de Comunicação, a morte foi ocasionada por sepse, mas por ter sido agravada por complicações do quadro de H1N1, já que o paciente havia sido diagnosticado com a doença.

O surto de H1N1 na unidade foi anunciado no sábado, depois que análises da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e do Departamento de Epidemiologia (EpiSUS) do Ministério da Saúde confirmaram três casos de influenza A pelo vírus H1N1 entre pacientes internados da Vila São Cottolengo.

Os casos vinham sendo apurados desde o dia 05 de março, depois que sete mortes foram registradas no local em um período de nove dias e outros pacientes foram internados em estado grave com sintomas semelhantes. A princípio, os técnicos trabalhavam com três hipóteses (dengue, pneumonia e infecção viral), mas em nota divulgada a SES-GO confirmou o surto.

Nesta segunda-feira, a Vila São Cottolengo aguarda a liberação da regulação para que um paciente interno também seja transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Comentários