Algumas notinhas sobre política em Trindade e região


Deputado Francisco Oliveira massageia o ego do vice-prefeito e causa ciúmes na base aliada trindadense


Francisco Oliveira e José Eliton: Tucanos em Trindade. (Foto: Divulgação)


E o deputado estadual Francisco Oliveira (PSDB), candidato à reeleição com as bençãos do prefeito Jânio Darrot (PSDB), que lhe abriu as portas e janelas do colégio eleitoral de Trindade, que abriga alguma coisa ao redor de 78.166 eleitores, virou arroz de festa nos encontros políticos nessa terra por onde um dia caminharam Constantino Xavier e Ana Rosa, bem como o Padre Pelágio. Sem pestanejar, pode-se afirmar que agora dificilmente encontraremos alguém que goste mais dos trindadenses do que sua excelência…

Muito bem, na terça-feira (27), durante reunião que contou com as presenças do ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP), e do vice-governador José Eliton (PSDB), também candidatíssimo à reeleição por mais quatro anos como “inquilino da Casa Verde” (A benção, Hélio Rocha!), eis que deram a palavra ao deputado Francisco Oliveira e o nobre parlamentar afirmou que “o próximo projeto será eleger Gleysson Cabriny (PSDB) prefeito de Trindade”. Claro que isso aí soou como música aos ouvidos do vice-prefeito da “Velha Barro Preto”, mas, simultaneamente, contrariou integrantes da base aliada do senhor prefeito. Lógico, o que não falta é político de olho cumprido tentado enxergar as eleições municipais de 2020. Declarar, desde já, apoio a candidaturas de fulano ou beltrano para o pleito de daqui a dois anos demonstra uma certa falta de conhecimento da política local. Nada que não possa ser corrigido, evidentemente.

Wilder Morais voará da base tucana
Nos bastidores da política goiana ouve-se que o senador Wilder Moraes (PP) realmente baterá asas da base aliada do ainda governador Marconi Perillo (PSDB), fiador da candidatura do vice-governador José Eliton (PSDB) a governador de Goiás, nas eleições de outubro deste ano. Wilder perdeu o comando do PP goiano para o deputado federal e ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Sem espaço na seara marconista para tentar sua reeleição de senador da República, Wilder Moraes adiantou bastante as conversas com o senador Ronaldo Caiado (DEM), líder das pesquisas de opinião para o comando do Governo de Goiás. Há expectativas de que Wilder Moraes anuncie essa decisão em entrevista coletiva aguardada para a próxima segunda-feira. Mas gente graúda do MDB continua com a esperança de contar com o senador na coligação que deverá lançar o deputado federal Daniel Vilela a governador. No entanto, política é um trem doido demais da conta e muito dinâmica também. Tudo pode acontecer até o dia 7, quando se fechará a “janela partidária”. Aguardemos.

Dária aguarda decisão de Wilder Moraes
Dária Rodrigues, atualmente filiada ao PP trindadense, e de olho na candidatura a deputada estadual, acompanha atentamente, e com muito interesse, a movimentação do senador Wilder Moraes, com quem desenvolveu estreita relação política. Para onde Wilder for, muito provavelmente é para lá também que Dária Rodrigues deverá migrar. Afinal, a base aliada janista-marconista na “Capital da Fé” já escolheu o candidato “oficial”: Francisco Oliveira (PSDB). Se quiser disputar mesmo uma das 41 cadeiras de deputado na Assembleia Legislativa de Goiás, melhor buscar espaço em outras legendas. A propósito, o que mais existe na política brasileira é partido político, coisa de 37 siglas para todos os gostos e desgostos.


Comentários