Nas eleições deste ano já tem político de olho em 2020


Temos sinais de bronca do eleitorado com político que pensa em si em vez de cuidar do interesse público


Ilustração com foto de Nelson Jr./ASICS/TSE


Vou contar uma coisa para você, amigo internauta. Ainda me espanto ao ouvir casos de bastidores da política nesta preparação para a disputa das eleições deste ano em que serão disputados cargos de deputado estadual e federal, senador, vice-governador, governador e presidente da República. Duvida que tem gente de olho mesmo é no pleito municipal de 2020, quando estarão em disputa cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito? Pode um trem desses? No mundo paralelo da política pode isso e muito mais, parece.

Já ouvi relatos sobre um município nada a ver com Trindade, apontando que fulano não vai se candidatar agora a deputado porque fizeram acordo para que se candidate daqui a dois anos a prefeito. É tudo assim, “você não se candidata dessa vez para elegermos o sicrano deputado, mas você é parceiro e já tem o nosso apoio para ser o próximo prefeito”. Desse jeito mesmo que os caras conversam. Fica até parecendo que a fatura deste ano já está liquidada. Só rindo, viu? A sabedoria popular mostra que resultado das urnas, não raras vezes, prega peças dramáticas naqueles que se acham espertos. Vide eleições de 2002, cujo então favorito disparado ao Senado Federal, Iris Rezende, terminou derrotado por Demóstenes Torres e Lúcia Vânia.

E digo mais, de política entendo nada e de eleições, pior ainda, mas ouso acreditar que seria interessante caso esse pessoal agisse, mais ou menos, da seguinte maneira: Disputam-se as eleições e os eleitos cumprem integralmente os mandatos segundo o que propuseram ao distinto público votante e pagador de impostos. Simples assim. Depois disso começa-se a falar das outras, futuras, disputas. O mundo mudou, a internet via redes sociais (Whats App, Facebook, Twitter, Instagram…), revolucionou a forma como as pessoas se informam e interagem a respeito de tudo, principalmente sobre política. E existem sinais de que o eleitorado anda na bronca com os políticos que pensam demais em seus projetos pessoais, individuais ou até do próprio grupo, e vão deixando de lado, pelo caminho, aquilo que realmente é do interesse público. Ou não?


Comentários