“Jamais serei candidata a deputada”


Daírdes Darrot afirmou que cumpre o papel de primeira-dama sem remuneração e não será candidata





Daírdes Darrot (PSDB), primeira-dama de Trindade, vem desempenhando papel de destaque nas gestões municipais comandadas por seu esposo, o prefeito Jânio Darrot (PSDB). E o protagonismo em ações da Prefeitura, sobretudo nos eventos realizados nas áreas da Educação e Assistência Social, inseriu Dairdes Darrot na lista dos possíveis candidatos a deputado estadual, nas eleições de outubro deste ano.

Faz parte do jogo que o grupo político de apoio ao prefeito da ocasião lance candidato a uma das 41 vagas existentes na Assembleia Legislativa de Goiás, mas parece que no entorno de Jânio Darrot não está vicejando potenciais candidatos capazes de aglutinar a base aliada e, assim, construir uma candidatura competitiva. Neste cenário, a exceção é justamente Dona Daírdes que representa a continuidade do atual projeto político-administrativo no poder local, desde 2013.

Ocorre que a primeira-dama usou seu perfil no Facebook e, comentando postagem no grupo TEP Livre, botou água fria na fervura daqueles que já estavam se animando com a possibilidade da candidatura à deputada estadual de Daírdes Darrot se confirmar nos próximos dias. “Estou cumprindo meu papel de primeira-dama, com um pequeno detalhe: sem remuneração e jamais serei candidata a deputada”, escreveu dona Daírdes.

Para você, amigo internauta, eu conto que entendo muito pouco de política, principalmente a de Trindade. No entanto, formo ao lado daqueles que entendem ser de bom alvitre para gente bem instalada nos altos postos de governos municipais, estaduais e da União, evitar declarações aparentemente definitivas relacionadas a possíveis candidaturas. Afinal, ninguém precisa empenhar a palavra, mas se o faz convém manter o que se disse.

No idioma falado na política, o advérbio jamais pode facilmente significar também que tudo depende de tudo, das circunstâncias. Bem, afirmações assim têm sido feitas pelos políticos que, não raras vezes, fazem exatamente o oposto. Aliás, o próprio prefeito Jânio Darrot declarou em oportunidades pretéritas que não seria candidato a prefeito e acabou deixando o dito pelo não dito, candidatou-se, venceu e isso por duas vezes, convém lembrar. Clique aqui e leia ou releia um post a respeito do episódio.

Daírdes Darrot é outra pessoa, evidentemente, nunca se candidatou a nenhum cargo eletivo, e a gente confere à manifestação da também empresária de sucesso um tantinho mais aquinhoado de credibilidade. A própria primeira-dama escreveu ainda, lá na referida postagem no Facebook: “Aguardem mais um pouco e vocês verão a veracidade”. Lemos e vamos aguardar sim, porém lembrando que o tempo, dizem os sábios, “é o Senhor da razão”.

Na mesma postagem, dona Daírdes valoriza a sua atuação, como diremos, política à frente dos projetos dos quais participa, afirmando que “Vocês estão estranhando porque nunca viram este tipo de trabalho, mas espero que surjam outras pessoas que possam fazer o bem sem pretensões políticas”. O complicado é que ela mesma reconhece as dificuldades disso acontecer, ao escrever que “isso é raríssimo, praticamente não se vê”.

Vamos passar a régua, até porque esta notinha acabou ficando longa absurdo, confirmando-se a não candidatura à deputada estadual de Daírdes Darrot a base aliada do prefeito corre o risco de ter vários nomes na disputa pelo espaço surgido com a decisão da primeira-dama de “jamais” ser candidata. Na vida e na política não existe isso de espaço vazio. Se fulano não quer, tem sempre outro querendo. É isso aí!

Comentários