Um pouco sobre as (in)certezas dessa vida

"O conhecimento consiste em avaliar todas as opiniões possíveis sem preconceitos ou pré-julgamentos"


Enquanto rolava um bate-boca intenso envolvendo trindadenses em suas redes sociais (Facebook e Whats App, principalmente) sobre a implantação de colégios militares na "Capital da Fé", dei de cara com este breve artigo do Max Gehringer e pensei que aos menos alguns dos "gladiadores verbais" então dedicados àquela peleja, bem que poderiam ter lido este texto. Mas sempre é recomendável qualquer boa leitura, principalmente neste caso específico. É isso aí então, vamos ao que interessa. Senhoras e Senhores, "O outro lado", de Max Gehringer.





O outro lado






Como a história tem cansado de demonstrar por meio dos séculos, a humanidade sempre esteve repleta de certezas. Muitas delas – provavelmente, a maioria delas – acabaram desmentidas por acontecimentos posteriores ou pelas descobertas da ciência.

Durante um milênio, os sábios acreditaram que o Sol girava em torno da Terra e que nosso humilde planetinha era o centro do Universo. Até o Papa tinha certeza disso. E quem discordava dessa verdade dogmática era queimado numa fogueira. Do mesmo modo, muitas gerações de médicos acreditaram que drenar vários litros de sangue de um corpo anêmico era a melhor maneira de curar um doente.

Agarrar-se a uma certeza pessoal, ignorando ou desprezando fatos que possam conduzir a outras conclusões, pode significar a perda de uma oportunidade de lapidar os próprios conhecimentos. Esse é o sentido da expressão “quebrar paradigmas”: nada pode ser considerado definitivo.

Sempre é reconfortante ouvir pessoas que pensam da mesma maneira que nós. Mas o aprendizado, via de regra, consiste em ouvir as opiniões das pessoas que pensam diferentemente de nós. Elas vão nos fornecer argumentos para que possamos pesar, comparar, discutir e, finalmente, confirmar ou retificar nossas certezas.

Quem lê um livro ou um artigo fica conhecendo o ponto de vista de um autor. Quem lê vários autores percebe que quase nunca existe uma total e perfeita concordância entre eles. Não raramente, bons autores oferecem opiniões contraditórias sobre um mesmo tema. O conhecimento consiste em avaliar todas as opiniões possíveis sem preconceitos ou pré-julgamentos, e extrair dessa salada as nossas próprias opiniões. Ensinar não é impor certezas. É gerar dúvidas.


Max Gehringer é paulista de Jundiaí, escritor e administrador de empresas. Texto faz parte do livreto “Superdicas para ensina a aprender”,
da Editora Saraiva.


Comentários