Ceconj Dona Sinhá pede socorro aos trindadenses


Entidade voltada às atividades educacionais, artísticas e esportivas para a juventude precisa ajude. Um sistema de alarme para a entidade seria muito bem-vindo! Que tal ajudar?


Exposição de alguns trabalhos no Ceconj Dona Sinhá. (Foto: Divulgação)


O Centro de Educação e Convivência Juvenil Dona Sinhá (Ceconj Dona Sinhá), no Laguna Park, tem andado fora do radar das autoridades, segundo reclamação de pessoas ligadas àquela unidade cujas atividades são voltadas para a comunidade, disponibilizando cursos em várias modalidades nas áreas da música e dos esportes. Fernando Ferreira, aluno do curso de violão na unidade, nos relatou que o “trabalho desenvolvido lá é com muito carinho e dedicação dos profissionais, pois mesmo com tudo ‘conspirando’ contra, teve aquela espetacular apresentação no final do ano passado com participação de atletas com reais potenciais de competir”.

O Ceconj Dona Sinhá foi construído ainda com placas de cimento, daquelas muito utilizadas em muros, dentro de um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Trindade. De lá para cá, o Centro sobrevive pelo “empenho dos colaboradores (servidores estaduais), pois o Estado só paga os salários e não oferece nenhuma ajuda de manutenção”, ouvimos de pessoas que atuam na entidade. A questão da segurança do patrimônio do Ceconj é preocupante, pois o local não é murado e sequer conta com vigilantes, numa exposição que facilita demais a ação de vândalos que já roubaram instrumentos musicais, dilapidando o acervo obtido mediante doações inclusive.

O terreno do Centro conta com uma área suficiente para se montar uma academia para a prática de artes marciais, feito o judô, por exemplo, um anseio de pessoas da comunidade daquela região, dispostas a construir um tatame no local, mas não o fazem porque o local é totalmente aberto, sem proteção, e o esforço certamente se tornaria alvo do vandalismo conforme já se verificou no início deste ano.

Por essas e outras, Ivanilde Mendonça Ribeiro, diretora do Ceconj Dona Sinhá, comenta já reivindicando que, “diante dos últimos acontecimentos, precisamos muito de segurança, um sistema de alarme seria ótimo, pois o pouco que conseguimos é roubado com frequência”. É incrível como a bandidagem de hoje em dia nem pisca antes de roubar creches, escolas, hospitais, enfim, entidades que funcionam para fazer o bem.

Este Blog, mais uma vez, abre espaço para a comunidade que tem no Ceconj Dona Sinhá um local para ajudar na formação de jovens em suas aptidões artísticas e esportivas, na esperança de que autoridades, empresários, empreendedores em geral, se sensibilizem e ajudem a entidade.


Comentários

É incrível a "competência" de nossos governantes que insistem em investir em presídios, sendo que o princípio de toda cidadania está na formação de nossos cidadãos. O estado deveria investir em segmentos como o CECONJ que dão uma oportunidade na vida de crianças, jovens e adultos de ocupar o tempo vago com ações produtivas... Parabéns Sérgio pelas suas considerações!!!