Comércio de bebidas em Trindade tem novo horário de funcionamento


Lei municipal sancionada pelo prefeito Jânio Darrot está em vigor e gerando polêmica na cidade

Ilustração com foto do JPC Gôndolas/Arquivo Google.


No dia 6 de novembro (terça-feira) do ano passado, foi realizada Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal de Trindade para regulamentação do horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas e bares na cidade. Demos notinha a respeito, aqui. Por lá estiveram os vereadores, claro, representantes do Ministério Público Estadual (MPE), empreendedores do ramos de comércio de bebidas e populares em geral.

A proposta apresentada e vitoriosa, previa os seguintes dias e respectivos horários para os estabelecimentos atenderem à distinta clientela: de segunda-feira à quinta-feira, das 8:00h à meia-noite; às sextas-feiras, nos sábados e nas vésperas de feriados, das 8h até à 1h da manhã; e nos domingos, até às 22h. Ato contínuo, o prefeito Jânio Darrot (PSDB) fez o projeto de lei, encaminhou ao Legislativo, os excelentíssimos votaram e aprovaram a iniciativa que virou a Lei nº 1.855, sancionada pelo chefe do Executivo Municipal, portanto, já em vigor.

Agora, já se detecta reclamações, pois a medida, evidentemente, tem tudo para impactar negativamente o faturamento das empresas alcançadas pela nova lei, reforçando, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniência e bares. E vale lembrar que estamos vivendo tempos bicudos, de dificuldades para todo mundo, neste Brasilzão, Goiás também, Trindade inclusive. Pelo Whats App já circula até aviso de fechamento de estabelecimento, cujos proprietários se dizem “decepcionados” com o prefeito local.

Bem, o fato é que estamos numa cidade que tem conquistado espaço importante no segmento nacional do turismo religioso, com inúmeros visitantes, principalmente nos finais de semana e, portanto, o setor de comércio e prestação de serviços nos ramos de hotéis, pousadas, bares e restaurantes emprega mão-de-obra, gerando emprego, renda e receita de tributos. Logo, é preciso vender mais e mais e mais, sempre.

O início da vigência da lei está gerando polêmica na cidade e a Prefeitura de Trindade veio a público divulgando, neste sábado (19), Nota Oficial na qual esclarece que a “medida foi impulsionada pelo Ministério Público em razão de gestão feita pela Polícia Militar tendo em vista mais segurança para a coletividade e coibição de práticas criminosas no município”.

Enquete
O programa Café Trindade, apresentado por Douglas Branquinho, na Rádio Aphonsiano, de segunda à sexta, sempre a partir das 17h, está inclusive promovendo enquete querendo saber a opinião dos trindadenses a respeito da “Lei dos Bares e Distribuidoras de Bebidas. Clique aqui e participe você também.

Curiosidade
O teste de fogo para a nova lei será a Romaria do Divino Pai Eterno 2019, que estará em cartaz ali no período de 28 de junho a 7 de julho. Será que as atividades comerciais em questão durante a Festa de Trindade seguirão os horários estabelecidos pela Lei nº 1.855? A conferir.


Comentários