Feirante pede que Feira da Terra seja incluída no roteiro turístico de Trindade


Tahene Mariano, confeiteira que comercializa bolos e tortas na Feira da Terra, reivindica a divulgação do evento junto aos turistas que visitam a cidade

Tahene Mariano, confeiteira e feirante: Divulgar mais a Feira da Terra. (Foto: Reprodução)


O Programa Léo Machado divulgou vídeo no qual a confeiteira Tahene Mariano, faz pedido de ajuda ao apresentador daquela atração transmitida pelo Facebook, para que auxilie num apelo às autoridades trindadenses que marquem a Feira da Terra no chamado roteiro turístico de Trindade. “A gente precisa que os turistas conheçam a Feira da Terra e na feira não vem turista por falta da informação”, argumenta a confeiteira que vende deliciosos bolos e tortas há muitos anos no local.

Muito bem, conversamos com Alexandre César Batista Freire, presidente da Agência Municipal de Turismo (AMT), sobre a divulgação da Feira da Terra, como forma de incrementar o movimento naquele evento semanal, criado na gestão do prefeito Valdivino Chaves Guimarães (1997 – 2000), que se consolidou como ponto de encontro dos trindadenses sempre nos finais de tarde das sextas-feiras, no galpão ao lado da Rodoviária da cidade.

O presidente da AMT concorda com o pedido do feirante e nos revelou que encontra-se em estudo mudanças na feira a fim de melhorar o evento como um todo. “A Feira da Terra está em fase de diagnóstico, com o objetivo de incluí-la no roteiro turístico da cidade. Depois disso teremos as fases de normatização das atividades ali realizadas e a divulgação”, informou Alexandre César.

Incluir espaço para a realização de apresentações musicais no local durante a Feira da Terra, abrindo espaço para os artistas locais, priorizando a característica de comercialização de comidas, valorizando a culinária típica da região, deve ser uma espécie de diretivas na análise que está sendo realizada pela AMT, de acordo com informação do presidente.

A solução deve ser encontrada em conjunto com os feirantes, conversando com todos eles, os principais atores deste processo. Queremos trabalhar naquele espaço com música, dando oportunidade aos artistas da terra. Isso tem a ver com a chamada economia criativa, capaz de promover o desenvolvimento econômico integrado com a cultura, pois assim ganham os artesãos, os artistas, os feirantes e a comunidade enfim”, revelou Alexandre César.

Happy Hour no Mercado
O Mercado Municipal Alvino Alves de Souza passou por ampla reforma e foi inaugurado em 31 de agosto deste ano. No local onde funcionam bares, lanchonetes, açougues e outros estabelecimentos comerciais, está sendo feito, digamos, um experimento. Às quartas-feiras e aos sábados têm sido realizados happy hours e a frequência de quem gosta de iguarias típicas dos bares com música ao vivo vem agradando. É, mais ou menos, isso o que se pretende implantar na Feira da Terra, após conversa com o feirantes, segundo nos informou Alexandre César.



Comentários