Gestores da Santa Casa de Goiânia se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa


Na pauta do encontro o pedido de ajuda para conseguir recursos do Orçamento do Estado mediante a apresentação de emenda parlamentar coletiva

Gestores da Santa Casa de Goiânia com o presidente da ALEGO. (Foto: Divulgação)


Gestores da Santa Casa de Goiânia estiveram na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), nesta quinta-feira (7), onde se reuniram com o deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), presidente do Legislativo goiano. Na pauta do encontro, o pedido de ajuda na forma de destinação de emenda parlamentar coletiva para garantir mais recursos financeiros para o hospital. Na reunião, a Santa Casa foi representada por Irani Ribeiro (superintendente geral), Pedro Ivandosvick (superintendente técnico) e Irondes José de Moraes (superintendente administrativo).

No relato apresentado por Irani Ribeiro ao presidente da ALEGO, o destaque da situação financeira ainda difícil enfrentada pela entidade que apesar dos “avanços mesmo em meio a desafios, as contas ainda operam no vermelho, fora a necessidade insumo hospitalar”. A principal fonte de custeio do hospital é o repasse feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cuja tabela de valores encontra-se defasada, segundo os gestores da Santa Casa de Goiânia.

O Governo de Goiás firmou convênio recentemente com a Santa Casa de Goiânia estabelecendo recursos anuais no valor de R$ 24 milhões, no entanto, em contrapartida, a unidade de Saúde tem que aumentar sua produção, importante destacar. E a demanda pelos serviços ofertados vem experimentando aumento, em paralelo às melhorias que têm sido promovidas pela entidade. E, neste contexto, apenas os recursos oriundos do SUS não conseguem bancar a conta do funcionamento do hospital.

Viemos solicitar ajuda para conseguir a destinação de uma emenda parlamentar coletiva com os deputados para ajudar a Santa Casa de Goiânia, precisamos de ajuda financeira para manter o hospital funcionando”, pontuou Irani Ribeiro. O presidente da ALEGO recebeu o pleito dos gestores da Santa Casa de Goiânia e afirmou que “há o desejo e abertura para ajudar a instituição”.

De acordo com o atual calendário de atividades legislativas o prazo para a apresentação de emendas parlamentares ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano, é de 23 de outubro até 27 de novembro. E a boa expectativa para os gestores da Santa Casa de Goiânia, ao fim da reunião, tem a ver com o fato do presidente Lissauer Vieira ter se mostrado aberto para articular juntos aos demais deputados no sentido de se atender ao pedido da entidade.

Com informações das jornalistas Josiane Coutinho e Simmony Santos

Comentários