Pesquisadores ampliam capacidade de uso de respiradores

No Instituto Federal Goiano, pesquisadores conseguem ampliar o uso de respiradores e criaram esteira e luminária que podem ser usadas no combate ao novo coronavírus

Respiradores em pesquisa no IF Goiano Trindade. (Foto: Reprodução)



Pesquisadores de unidades do Instituto Federal Goiano em Senador Canedo, Goiânia, Trindade e outras localidades divulgaram recentemente um avanço importante no trabalho de pesquisa da instituição, pois conseguiram validar técnica que possibilita o compartilhamento de um mesmo aparelho respirador do tipo utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), por até quatro pacientes. Nos tempos atuais de combate à pandemia do novo coronavírus, os respiradores são vitais para o tratamento dos pacientes com a Covid-19, e autoridades de Saúde já alertaram que a rede hospitalar tem falta destes equipamentos. O passo seguinte é disseminá a conquista entre os profissionais de saúde.

E ainda sobre o Instituto Federal Goiano, Campus Trindade, um grupo de professores, entre eles, Geovanne Furriel, está desenvolvendo um sistema de descontaminação utilizando lâmpada UV-C germicida. Esta é uma das várias ações de combate ao novo coronavírus em andamento pela pesquisa, ensino e extensão daquela importante instituição de ensino técnico e superior na área da tecnologia. Os pesquisadores criaram uma esteira e uma luminária de mão que podem ajudar na tarefa de descontaminar objetos. O projeto reúne ainda profissionais e estudantes do IFG de Goiânia e Senador Canedo, inclusive a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Hospital São Paulo. A iniciativa ganhou destaque no site Olhar Digital que cobre assuntos de ciência e tecnologia no Brasil e no mundo.


Comentários