Eleições 2022: como avaliar a popularidade de Bolsonaro dia após dia?

Publicitário e especialista em marketing político comenta cenário político instável do Brasil há poucos meses da eleição presidencial

Janiel Kempers, jornalista. (Foto: Divulgação)



Ainda estamos há meses do dia da votação, porém dia após dia, pesquisas em todo o Brasil já tentam medir o clima no país e tentar acertar os resultados que serão definidos posteriormente. Enquanto algumas pesquisas apontam para uma possível reeleição de Bolsonaro, outras afirmam veementemente que o atual presidente já não tem mais a mesma popularidade que tinha em 2018.

Para o publicitário e especialista em marketing político Janiel Kempers, para evitar que a perda de popularidade se concretize de maneira sólida, o presidente deverá consertar atitudes que, no passado, ficaram conhecidas como características intrínsecas. “Um dos grandes erros de Bolsonaro, foi em muitas ocasiões não ouvir atentamente os conselhos de sua assessoria, principalmente em falas públicas e em articulações políticas”, afirma o especialista.

Para ele, a mesma estratégia de reacender o patriotismo, usada em 2018, deve ser repensada se for ser reutilizada em 2022. “Em 2018, situações simples e cotidianas, se transformaram em acontecimentos fora do normal. Mas, agora ele é presidente da república e deve considerar as alterações que isso trouxe também para os seus ideais de campanha”, pontua.

Porém, para Janiel Kempers, o problema enfrentado pelo presidente atualmente é comum a todos aqueles que se envolvem na política: o desgaste ocasionado pelas próprias questões políticas. “Economia, desigualdade social e afins são questões que acabam por afetar a imagem de todo político por serem problemas que vêm sendo tratados há tempos”, opina.


Antônio Janiel Lima dos Santos é um jornalista e publicitário que adotou o nome “Kempers” em alusão a um apelido recebido no ensino médio.


Comentários