Feirantes reclamam da energia elétrica no Centro de Feiras e Eventos

Enel informa que precisa fazer obra de extensão da rede no local, após elaboração do orçamento e aprovação pela Prefeitura

Centro de Feiras e Eventos: Cadê a energia da Enel?


No domingo (20), visitamos as instalações do Centro de Feiras e Eventos Juarez Almeida Freire, na Rua Antônio de Souza Aguiar, no Parque Lara Guimarães, em Trindade. Até porque, domingo é dia de feira, não é verdade? Aí então conversamos com alguns feirantes que reclamaram do fornecimento de energia elétrica no local, onde não há ligação da Enel, mas sim um gerador próprio. Bem, às vezes ocorre algum problema no funcionamento do gerador, como ocorreu no domingo (13/2), quando o local ficou sem energia e, claro, houve desperdício de mercadorias, em consequência disso.

Fizemos contato com Eduardo Bueno, superintendente de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Trindade, responsável pela gestão das feiras livres no município, que nos informou sobre a questão da falta de energia no domingo (13), lembrando que o gerador tem capacidade de abastecer o local. “Não é que o gerador não suporta não, o gerador suporta. É que semana passada deu um probleminha e ficou sem energia”, informou. Já no domingo passado, ao ligar o equipamento, ocorreu um problema, porém foi solucionado rapidamente. “Hoje [domingo, 20], quando ligou, deu uma queda novamente, mas o rapaz já estava aqui presente, solucionou na hora e foi tudo bem”, afirmou.

Sobre a ligação do Centro de Feiras e Eventos à rede de energia da Enel, Bueno comentou que estão à espera do atendimento de solicitação já feita junto à empresa de distribuição em Goiás. “A questão da Enel, nós estamos aguardando também a Enel. A Enel precisa liberar os cabos para chegarem ao transformador que a gente comprou para alimentar a Feira e não precisar de gerador. Toda a estrutura nossa, de energia, já está pronta, só estamos aguardando a Enel”, garantiu. Se existe alguma previsão para que este serviço seja realizado, Bueno revelou não ter condições de afirmar nada neste sentido. “Previsão eu não tenho, mas já foi solicitado junto à Enel. A gente tem ofício solicitando à Enel, muito tempo atrás. E estamos aguardando, estamos cobrando. Semana passada, os nossos engenheiros já encaminharam outro ofício comunicando que toda a instalação elétrica está pronta. E estamos aguardando a Enel agora, mas não tenho uma previsão de quando isso vai acontecer”, pontuou.

Buscamos informações da Enel Distribuição Goiás, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, relatando que a instalação interna do Centro de Feiras e Eventos está pronta aguardando apenas a ligação externa, dos postes para o local, a cargo da companhia, conforme nos adiantou o gestor do setor de feiras da Prefeitura de Trindade. Perguntamos então se a Enel tem conhecimento da solicitação do serviço de instalação de energia elétrica no Centro de Feiras e Eventos. Quisemos saber também se existe alguma previsão para a atendimento do serviço, bem como o início do fornecimento de energia elétrica para o local. E mais, há alguma pendência técnica ou burocrática que está atrasando este atendimento?

Vamos lá então. Por meio de nota, a assessoria de Imprensa da Enel informou que tem estado em contato com a Prefeitura tratando da ligação de energia no local. [A Enel] está em contato com a Prefeitura do município para apoiar no projeto de extensão de rede que é necessário para atender o Centro de Feiras e Eventos Juarez Almeida Freire”. A distribuidora também afirmou ter orientado a respeito do serviço. “A empresa destaca que na semana passada, 14 de fevereiro, orientou a Prefeitura sobre o processo para solicitar o orçamento para a obra”, pontuou. A companhia de energia lembrou ainda não ter recebido a documentação necessária. “A empresa destaca que ainda não recebeu os documentos necessários para a elaboração deste orçamento”, revelou. E por fim, a Enel fez esclarecimento a respeito da obra que precisa ser feita no local para a energização do Centro de Feiras e Eventos. “A companhia esclarece, ainda, que para a energização do local é necessário realizar a obra de extensão de rede, que pode ser feita pela Enel, após elaboração do orçamento e aprovação da Prefeitura ou por empresa especializada escolhida pela Prefeitura”, finaliza.

Tudo isso considerado não descabido pensar que o Centro de Feiras e Eventos ainda vai permanecer sem energia elétrica da Enel por um bom tempo. Afinal, o tal do orçamento para a obra de extensão da rede tem que ser elaborado e aprovado pela Prefeitura. Parafraseando e adaptando um bocadinho o dito do Odorico Paraguaçu, personagem da novela “O Bem Amado”, a burocracia, não raras vezes, ”atravanca o progresso”. Talvez seja por isso que Eduardo Bueno tenha reiterado que “não tenho uma previsão de quando isso vai acontecer”.

Leia a seguir, em vermelho, o inteiro teor da nota da Enel, que nos foi enviada pela Assessoria de Imprensa.

A Enel Distribuição Goiás esclarece que está em contato com a Prefeitura do município para apoiar no projeto de extensão de rede que é necessário para atender o Centro de Feiras e Eventos Juarez Almeida Freire. A empresa destaca que na semana passada, 14 de fevereiro, orientou a Prefeitura sobre o processo para solicitar o orçamento para a obra. A empresa destaca que ainda não recebeu os documentos necessários para a elaboração deste orçamento. A companhia esclarece, ainda, que para a energização do local é necessário realizar a obra de extensão de rede, que pode ser feita pela Enel, após elaboração do orçamento e aprovação da Prefeitura ou por empresa especializada escolhida pela Prefeitura.


Comentários