Dia Mundial do Livro: Especialista do Kumon destaca cinco dicas para incentivar a leitura desde cedo

Além de reforçar os laços familiares, ler contribui para o desenvolvimento infantil, aumenta a compreensão do mundo, expande o vocabulário e oferece uma forma incrível de lazer

Formando leitores desde a infância. (Foto: Divulgação)


O Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, é uma data para lembrar e reforçar a importância da leitura na formação das crianças. Além de estimular a imaginação e o desenvolvimento cognitivo, a leitura também contribui para aquisição de conhecimento, para o aprimoramento da linguagem e para a ampliação do vocabulário.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, apenas 52% dos brasileiros acima de cinco anos de idade leram pelo menos um livro nos últimos três meses. Esse número é ainda mais preocupante quando se trata de crianças: segundo o estudo, apenas 27% dos jovens entre 5 e 17 anos declarou ter lido algum livro nesse período.

Para incentivar a leitura desde cedo, Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon, destaca cinco dicas fundamentais:

1. Comece cedo: a leitura deve ser estimulada desde a primeira infância, mesmo antes de as crianças aprenderem a falar! Leia para crianças, leia para bebês!

2. Escolha livros adequados à idade ou aos interesses dos pequenos: é importante selecionar obras que estejam de acordo com o nível de compreensão da criança, mas principalmente aos interesses dela! Se ela gosta de dinossauros, comecem lendo sobre dinossauros.

3. Crie um ambiente propício à leitura: um espaço confortável e aconchegante, ajuda bastante, mas adultos disponíveis e realmente interessados ajudam ainda mais.

4. Dê o exemplo: um exemplo vale mais que mil palavras! Tenha livros em casa, frequentem livrarias e bibliotecas, leiam juntos, leiam separados, conversem sobre os livros, valorizem os momentos de leitura.

5. Faça da leitura um momento prazeroso: estimule a imaginação da criança, faça perguntas sobre a história e respeito o ritmo dela. Não se preocupe em ensinar algo ou em fazer com que a criança entenda algum assunto, o gosto pela leitura vem do prazem em ler.

Além dessas dicas, Mariana conta que a leitura traz inúmeros benefícios, como o desenvolvimento da empatia, da criatividade e da capacidade de resolução de problemas. “Estudos mostram que crianças que leem regularmente têm melhor desempenho acadêmico e mais habilidades de comunicação, por isso vale a pena incentiva, cada mais, essa prática”, finaliza. (Da Assessoria de Imprensa do Kumon)


Comentários