Feriado de Semana Santa e a expectativa de cidade cheia de turistas

Desafio que se impõe é criar condições para que os turistas permaneçam na cidade

 Turismo bate e volta predomina em Trindade 


Chegamos à Semana Santa de 2023, data da maior importância para os católicos em todo mundo, no Brasil, em Goiás e Trindade (GO) é um centro religioso com grande poder de atração de fiéis para as celebrações relativas à vida e paixão de Jesus Cristo, sobretudo a partir da quinta-feira (6). Espera-se intensa movimentação de visitantes.

A expectativa geral é a de que a "Capital da Fé" receba bastante turista religioso nesses dias. E com isso em mente conversamos com uma pessoa que atua há muitos anos no ramo de hotéis e pousadas na cidade e ouvimos uma análise interessante da situação e que faz pensar.

Embora seja possível se deparar com mensagens propagando lotação máxima na cidade para esses dias da Semana Santa, a pessoa com quem conversei chamou atenção para o seguinte. Nos últimos meses temos visto muitos ônibus em Trindade, mas os hotéis e pousadas não ficam lotados. Isso porque o pessoal vem no estilo "bate e volta". Nessa modalidade as pessoas costumam trazer inclusive bebidas e comidas, assistem às celebrações, ficam pouco o local e retornam para suas origens.

E outro ponto interessante levantado pela pessoa com quem tive uma produtiva conversa é que ajuda pouco ou até atrapalha anunciar que a cidade estará cheia seja na Semana Santa ou na Romaria do Divino Pai Eterno. Ainda há quem não se sente muito seguro para enfrentar multidões, com receio de problemas de saúde na sequência, pois a pandemia ainda assusta muita gente.

A pessoa com quem conversei falou que nem sempre propagar que a cidade estará lotada ajuda, pelo contrário, isso tem atrapalhado. "Agora mesmo tive cancelamentos de reservas de hospedagens para o período da Romaria 2023, por receio de pessoas já idosas virem para Trindade quando muito se fala que milhões de romeiros virão para a cidade", comentou.

À primeira vista, o desafio que se impõe para os operadores locais do turismo e gestores de empresas da hotelaria, bares, restaurantes e comércio de souvenirs, por exemplo, é criar estratégia para que o turista permaneça mais tempo na cidade. Daí, há que se pensar sobre produtos e serviços ofertados e preços capazes de caber no orçamento dos visitantes e que remunere a cadeia produtiva local.

Veja bem como a questão é complexa quando se fala sobre gestão do turismo em Trindade. É preciso conhecer bastante o funcionamento do setor de serviços que funciona em torno da presença de turistas na cidade.

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