No domingo de prova do concurso da Prefeitura de Trindade português assustou candidatos

Se português foi puxado, as matérias específicas estiveram "dentro do esperado" pelos candidatos. Gabaritos das provas objetivas devem ser divulgadas na segunda-feira (17).

          Candidatos no Colégio Padre Pelágio 


Neste Domingo (16) foi Dia da Misericórdia para os Cristãos católicos e tempo de provas para mais de 30 mil candidatos inscritos no concurso público da Prefeitura de Trindade. No certame há 1.165 vagas em disputa exigindo nível de escolaridade dos candidatos que vai do ensino fundamental, médio, técnico até o superior. Foram ofertadas 60 vagas para o cargo de Professor P-III e 20 vagas para Professor de Educação Física, dentre outros diversos cargos. Considerando os números totais, vale lembrar que 322 vagas terão início imediato e 843 vagas vão integrar o cadastro reserva, com validade de dois anos após a homologação do resultado final. Os salários variam de R$ 1.662.34 a R$ 3.489.81.

Nas imediações do Colégio Estadual Padre Pelágio, no jardim Salvador, conversamos com Ângela Maria, pedagoga que já atua na rede privada como professora, fez prova no Colégio Estadual Padre Pelágio e achou que o conteúdo foi dentro do esperado. "A prova de português foi mais puxada, mas as específicas estavam dentro do que a gente espera", afirmou.

Acadêmica de pedagogia na Universidade Federal de Goiás (UFG), Camila Moraes, também está concorrendo a uma das vagas de professora e saiu com a impressão de que a prova de português foram mais complicadas. "Metade da prova foi de questões de português, algumas bem complexas e utilizando apenas um texto. Já as questões de conhecimento específico foram dentro do esperado", comentou.

Por sua vez, David Silva que é professor de educação física, e concorre a uma das vagas de professor da área, avaliou que havia muitas questões de português e na matéria específica, foi cobrado conhecimento pouco necessário para aplicação em sala de aula. "Questões de anatomia desnecessárias para o curso em si", disse. Outra observação é que utilizaram apenas um texto sobre inteligência artificial para todas as questões de português. "Podia ter usado algum outro texto", ponderou.

O cronograma atualizado do certame estabelece que na segunda (17/4) será feita a divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas e o resultado final deve sair no dia 16 de junho deste ano, com a homologação marcada para o dia 7 de julho vindouro.

Observação
Alaor Dorneles de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego) Regional Trindade, avalia que o concurso não atende à necessidade de pessoal na área da Educação e ainda não foi aprovado o plano de cargos e salários dos trabalhadores administrativos. "Para a nossa área, o concurso não veio para resolver o déficit de pessoal nas escolas, tanto administrativo como professores e monitores. Além disso, seria melhor que tivesse sido aprovado o plano de cargos e salários do pessoal administrativo", observa.

Comentários