Professores: Educadores, Não Traficantes nem Doutrinadores

Professores não são "doutrinadores", mas sim facilitadores da aprendizagem

Paulo Afonso: Professor é facilitador da aprendizagem.

ARTIGO | Paulo Afonso Tavares é professor, jornalista e historiador. Cursa doutorado em História na UFG e mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial na PUC GOIÁS


No último domingo (09), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) causou polêmica ao comparar professores, considerados por ele como "doutrinadores", com traficantes de drogas, durante ato pró-armas em Brasília. Segundo o parlamentar, os professores doutrinadores tentam "sequestrar e levar os nossos filhos para o mundo do crime", e podem ser ainda piores que os traficantes. O termo "professor doutrinador", no contexto apresentado pelo deputado, é geralmente usado para se referir a docentes de disciplinas das áreas de humanas, como História, Filosofia e Sociologia.

Esse comentário, além de ser extremamente insensível, revela uma compreensão equivocada do papel dos professores na formação dos alunos. Educadores são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, fornecendo ferramentas e conhecimento para que os alunos possam avaliar informações, compreender o mundo ao seu redor e formar suas próprias opiniões embasadas em evidências e reflexão crítica.

As disciplinas das áreas de humanas, frequentemente alvo de tais críticas, são essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico. A História permite que os alunos compreendam o passado, fornecendo um contexto para o presente. A Filosofia ensina os alunos a questionar e pensar profundamente sobre o mundo e suas diversas ideias e conceitos. A Sociologia, por sua vez, ajuda os alunos a entender as complexidades das interações sociais e da organização societal.

A comparação entre professores e traficantes, portanto, é altamente inapropriada. Ao invés de "doutrinar", os professores proporcionam uma estrutura para o pensamento independente, promovendo a educação como um meio de libertação do pensamento dogmático e da ignorância.

Professores não são "doutrinadores", mas sim facilitadores da aprendizagem. Eles introduzem os alunos a uma ampla gama de ideias, estimulando-os a questionar, explorar e formar suas próprias opiniões. É essencial para uma sociedade democrática que os cidadãos sejam capazes de pensar criticamente, e é exatamente isso que os professores buscam promover.

O papel dos professores na formação dos alunos vai além da transmissão de informações. Eles são fundamentais na formação de cidadãos conscientes, críticos e ativos, que têm a capacidade de contribuir positivamente para a sociedade. Portanto, precisamos reconhecer e valorizar a importância dos professores e rejeitar qualquer tentativa de depreciar seu papel vital na educação.


Comentários

Anônimo disse…
Excelente artigo, parabéns Paulo Afonso