Trindade recebe 3,6 milhões de romeiros em edição recorde da Festa do Divino Pai Eterno

Celebração da fé e organização impecável marcaram o evento religioso com show de Roberto Carlos e autoridades civis e eclesiásticas



OPINIÃO | Paulo Afonso Tavares é professor e jornalista, doutorando em História na Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestrando em Desenvolvimento e Planejamento Territorial na PUC GOIÁS


No último domingo (2/07), chegou ao fim a tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, também conhecida como a Romaria do Divino Pai Eterno ou a Festa de Trindade. Inspirado no 3º Ano Vocacional vivido pela Igreja Católica no Brasil, o tema da festa foi: “O Pai nos chama e envia”. A edição deste ano ficará na memória dos romeiros e dos trindadenses, sendo a maior de todas já realizadas.

Dados divulgados na segunda-feira (3/07) pela Sala de Gestão Integrada, que conta com representantes da organização da Festa de Trindade, indicam que cerca de 3,6 milhões de fiéis passaram por Trindade durante os 10 dias da Romaria. Esse número representa um aumento de cerca de 20% em relação à festa do ano passado, que marcou a primeira após a pandemia da Covid-19 e contabilizou cerca de 3 milhões de devotos. Comparando com a última romaria antes da pandemia, em 2019, que contabilizou 3,2 milhões de fiéis, o aumento foi de 12,5%.

   Vista aérea da Basílica. (Foto: Reprodução)

Nesta edição, além do aumento no número de romeiros, outros fatores também se destacaram, como a primeira organização e coordenação pelo novo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e presidente da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), Padre Marco Aurélio Martins da Silva.

Um dos pontos marcantes da festa foi o show do Roberto Carlos no domingo (25/06), na praça do Santuário Basílica. Cerca de 160 mil pessoas se reuniram para ver o cantor, que se aproximava de seus 70 anos de carreira e não realizava um show aberto ao público há mais de 25 anos. Este show também representou a realização de um sonho do Padre Marco Aurélio que, em 2012, quando era pároco de Trindade, tentou viabilizar o show para marcar as comemorações do centenário do Santuário Matriz do Divino Pai Eterno, mas sem sucesso.

A festa contou com uma grande cooperação entre os representantes da Igreja, o prefeito de Trindade Marden Júnior e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que garantiram a limpeza das ruas, a iluminação e evitaram qualquer óbito durante os festejos.

A romaria atraiu visitas ilustres, como os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), além do cardeal e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner. Estes foram convidados pelo prefeito de Trindade Marden Júnior, com convites reforçados pelo governador de Goiás Ronaldo Caiado e pela deputada federal Flávia Morais.

Durante o encerramento da festa, foi anunciada a Lei 21.951/2023 que concede a Trindade o título de Capital da Fé dos Goianos. O título, que antes existia apenas no vocabulário, agora é legitimado por lei. A autoria da lei é do deputado estadual Dr. George Morais, sendo relatada pelo deputado estadual Cristiano Galindo.

O desfile dos carreiros, cavaleiros e muladeiros, que aconteceu no sábado (29/06), contou com a participação de 325 carros de bois e de 4 mil cavaleiros e muladeiros. No total, cerca de 700 carros de bois estiveram presentes no município, porém nem todos participaram do desfile.
É importante destacar que o evento está inscrito no Livro de Registros das Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2016.

A organização da festa foi resultado da união entre os representantes da Igreja, representados pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Marco Aurélio Martins da Silva, e do prefeito de Trindade Marden Júnior, além do governador de Goiás Ronaldo Caiado. Os resultados positivos dessa cooperação foram comprovados pelos números.

A Polícia Civil registrou cerca de 16 ocorrências diárias relacionadas a fiéis que se perderam de amigos ou familiares, todas resolvidas em pouco tempo. A Polícia Militar também registrou poucas ocorrências. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, fez 130 atendimentos, sem registrar qualquer óbito ou crime violento, prestando principalmente serviços de auxílio à saúde dos romeiros que eram encaminhados para os postos de atendimento montados pela Prefeitura de Trindade.

Outros dados que merecem destaque são os da Saúde Municipal, coordenada pelo jovem secretário de Saúde de Trindade, Gustavo Queiroz. Durante os dez dias de festejos, foram realizados cerca de 14 mil atendimentos, englobando áreas de atendimentos médicos, enfermagem e vigilância sanitária.

O Divino Pai Eterno abençoou cada romeiro que visitou Trindade, fosse para prestar agradecimentos ou pedir graças. A festa foi linda e muito bem organizada. Como dizem os trindadenses e os romeiros: “Trem bom é bondade, festa boa é da Trindade!”

Comentários

Anônimo disse…
👍👏👏👏